segunda-feira, 28 de setembro de 2009

COSME DAMIÃO NO VALE

Ontem foi dia de Cosme e Damião aqui no Vale. É uma das festas mais bonitas daqui. Tenho certeza que se você visse ia ficar encantado. Na Bahia é um momento importante, porém no Vale do Capão não temos a tradição das comidas com dendê. Vatapá, Caruru, Acarajé até bem pouco tempo eram desconhecidos pela maioria do povo daqui. Por isso embora tenhamos a tradição das crianças sentadas comendo, das músicas e do batuque, da distribuição de comida, a comida é a do dia-a-dia, acrescido de mais algumas iguarias. Arroz, feijão, frango, salada, estas coisas... Agora, depois que as estradas estão melhores e que o Vale está tendo mais contato com Salvador, acrescenta-se ao habitual as comidas típicas da Bahia. Mas, o que impressiona é a fartura. É uma festa de fartura. Não importa quem chegue, local ou estrangeiro, rico ou pobre, todos recebem um prato de coculo, como se diz. Em dado momento, no Cosme de Beli, escutei uma fala hispânica dizendo para outro que não conseguiria comer tudo aquilo que estava no prato. A resposta do companheiro foi que realmente era muito rato para pouco gato. Achei a expressão interessante.
Neste dia a hospitalidade do Vale, que já é muita, se exacerba. É de uma beleza pouco comum.
Devo registrar que Beli tem uma revoada de belas filhas cujas vozes são maviosas. Ao final da cantoria elas começaram a cantar uma música dos Beatles cuja letra foi adaptada aos fins religiosos da festividade e no final fizeram um coro bem suave enquanto a comunidade presente rezava o Padre Nosso. Foi um momento muito especial de extasiante beleza, quando me vieram lágrimas aos olhos. Notei que várias pessoas choraram de emoção.
Partilho com vocês, pois quem sabe possam vir no próximo ano partilhar com esta gente tão boa do Vale o precioso momento.
Um abraço, Aureo Augusto

Um comentário:

  1. Que bom que retornou ao seu blog.

    Sem nem saber qual a música adaptada dos Beattles, eu já me emocionei.

    Amo estas manifestações do povaréu. Especialmente da gente simples, da gente sofrida, alisadas pela dureza da vida mas que trazem a esperança e a fé no seus singelos corações.

    Em meu Cações tb temos a festa do Sagrado Coração de Jesus ao 3o. domingo de Janeiro, em plena efervecência do verão, aonde nativos, veranistas e visitantes se misturam para receber as Bençãos.

    Este ano eu resolvi tb carregar o Andor de Nossa Senhora e Menino Jesus, ao som da Filarmônica da minha terra natal, Nazaré das Farinhas e tremi de emoção ao adentrar à Igreja carregando Nossa Senhora ao som do Hino do Senhor do Bonfim. A singela capela fica bem em frente ao mar e a lua nesta noite saiu prenhe de luz.

    Adoro os seus textos pois nos mostra com fidedignidade uma região bela mas ainda desconhecida por muitos,inclusive por mim.

    Quem sabe, ano que vem eu tb não queira participar destas festividades a São Cosme e São Damião.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir