domingo, 21 de março de 2010

HOJE

Hoje, quando saí para caminhar, como quase todos os dias, havia o dominical silêncio sem sinos do Vale do Capão. Os pássaros nem cantavam, titilavam aqui e acolá pequenas notas tímidas como se não quisessem abalar o absoluto. As árvores estavam suspensas no vazio de sons, imóveis. Caminhei na palpável calma furando o sossego da manhã absurdamente iluminada pela névoa. As montanhas careciam do despertar do sol que já lhes roçava as costas, mas tão suavemente quanto o orvalho que acariciava meus pés. Foi assim!
Depois, mais adiante no tempo, escutei o cantarolar feliz do rio e perturbei a imaculadamente tranqüila superfície do poço da cruzinha; fechei os olhos para sentir bem profundo em toda a pele o frio calor da água. Nadei sentindo minha alma boiando.
Quando retornava o sol já despertara a serra, mas uma nuvem que cobria como uma peruca alva o Morro Branco insistia em manter na sombra a mata. E foi aí que pressenti que ia acontecer algo. Porque, olhando a mata parei e esperei... um raio de sol furou o bloqueio da névoa e de repente suavemente feérica um bloco de árvores iluminou-se. Foi uma coisa de meio minuto e me deslumbrou.
Quando voltei ao mundo o domingo já havia chamado as crianças para os brinquedos sem escola e os adultos já postavam os seus rádios para captar a música da rádio do vale que finalmente foi legalizada e voltou a funcionar. Grato mundo!
Em 21/3/10, recebam um pouco deste silêncio.

2 comentários:

  1. Obrigada por nos ofertar um pouco do seu silêncio, li respirei aliviada como se minha alma estivesse a espera da dose que acalmaria meu dia de hoje.
    Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo, Dr. Áureo.

    Obrigado, de coração, por este poema da vida.

    Da vida linda, da vida simples, da vida natural aonde todos nós deveriamos buscar, respeitar e usufruir tanta dádiva Divina.

    E o senhor, como usual, sabe captar com o coração, todas estas nuances e escreve com a alma.

    Fiquei arrepiada pelas suas descrições. Lindo mesmo!

    Tenha uma boa semana.

    Abraços

    ResponderExcluir