sábado, 3 de abril de 2010

CHUVA E QUARESMEIRAS

Para aqueles que vivem na cidade grande, a chuva, o mais das vezes é um abuso. O lixo largado a toa compromete do sistema de esgotamento, as inundações são comuns, o transito fica mais caótico, a roupa molhada nos ônibus apertados... Os pintores impressionistas fizeram belas imagens da chuva em Paris, da névoa em Londres, do belo efeito da garoa sobre a paisagem urbana. Mas, naquela época as cidades ainda experimentavam a explosão de população, havia, portanto, aquela sensação de novidade de modo que os problemas sociais e a miséria que já existiam ficavam um pouco minimizados. Na verdade, a grande cidade antes da revolução industrial já era terrível para o pobre (e, às vezes, mesmo para o rico). Os carros, a iluminação pública, o serviço de esgotamento, melhoraram as condições de vida para todos, até que o crescimento fez com que a cidade se tornasse algo monstruosamente grande, maior do que os sonhos.
Mas, falava da chuva. Para quem vive no campo a chuva é uma benção. O dia de São José é esperado neste nordeste de pouca água. Noto, aliás, qualquer pessoa com mais de 30 anos por aqui, que a chuva tem reduzido aqui no Vale do Capão. Antigamente esperava-se a chuva das águas desde finais de novembro e sabíamos que a coisa não seria de pouca monta, e não era. Agora temos notado que não vem. Não chove mais como antes. Por isso Cybele e eu ficamos com os corações felizes nesta noite escutando o ronco da trovoada e a força da chuva que caiu grossa como cordões de prata.
Agora olho pela janela e vejo as flores das quaresmeiras agitadas pelo vento, como que lutando contra a agitação para beber a água da chuva, agora transformada em garoa. Há um silêncio no mundo, um silêncio povoado de goteiras! A luz é diferente.
Quando o sol bate forte, sua luz é avassaladora. Quando chove e nasce o dia, a luz se torna difusa e penetra suave, parece que emana das coisas.
OUTRA COISA:
Estamos em plena época das quaresmeiras. Estas flores dão ao Vale um charme todo especial. O legal é que há uma outra planta, o São João, que também tem sua floração nesta época. Suas flores são amarelas, vai daí que o carmim, violeta, roxo, magenta das quaresmeiras se mistura ao amarelo forte do São João. Fica especialmente bonito. Você não pode perder!
Este ano a coisa ficou melhor porque estamos fazendo o festival da quaresmeira durante todo o mês de abril. Teremos exposição, muitas apresentações de música, de artes circenses, teatro, dança, muita coisa, muita mesmo! Eu estarei fazendo uma exposição de pintura, com o título A CANÇÃO DAS QUARESMEIRAS, no restaurante Casa das Fadas. Vai ficar todo o mês. Venha!
Receba um abraço em 3/4/2010 de Aureo Augusto.

5 comentários:

  1. visito sempre o blog e muito me encanta esse tom poético com que descreve a natureza...as peculiaridades do Vale.Sem falar na simplicidade que escreve sobre a medicina.

    É uma maravilha desfrutar esses textos,a energia é sentida. Obrigada por nos presentear.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. de fato, são lindas as quaresmeiras! Não tem quem nao se encante com a beleza singela e ao mesmo tempo marcante do roxo que se impõe em meio a tanto verde!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço aos anônimos pelos comentários. Vcs precisam vir no Vale AGORA. As quaresmeiras estão pipocando por toda parte!

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz com essa intimação de visitar o Vale.Lugar mágico, estive algumas vezes ai. Esse final de semana estarei de partida rumo ao Vale do Paty, passarei 4 dias eternos.Mas nossa saída e retorno será por Andaraí.Espero contemplar a paisagem colorida por essas flores lá também.

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante a comparação da chuva na cidade e no Vale. Aqui na nossa cidade o caos absoluto.Aí no Vale campinas verdejantes e floridas. Cheiro de terra e de mato.
    Aqui leptospirose, desabamentos, paralização de trânsito.
    Áureo,
    Seu texto é um poema de extrema beleza e sensibilidade em todos os parágrafos- o mais belo: "Agora olho pela janela... achei perfeito.
    Por isso que o Capão continua esse lugar encantado que nos deixa sempre querendo voltar!

    Cristina

    ResponderExcluir