quinta-feira, 6 de maio de 2010

Você notou que o tempo está encolhendo?

Você já notou que o tempo está encolhendo? Parece que já não há mais horário em nossas agendas e o ano nem bem começou e já se aproxima o São João. Alguns me dizem que está ocorrendo algo com o universo ou com a Terra e por isso o tempo está mais curto. Acho isso muito engraçado, porque, penso, se o tempo universal está encolhendo, nós, seres humanos, que estamos subordinados às leis do tempo não perceberíamos porque tudo estaria também mais rápido, inclusive nós, claro.
O tempo é em muito uma subjetividade e antigamente as pessoas não tinham pressa e não o tempo parecia se estender. Hoje, temos uma quantidade de compromisso tal que não cabem nestes intervalos temporais que denominamos horas do dia. Quando eu era criança meus compromissos eram com a escola, os deveres de casa (não muitos) e o restante das inúmeras horas de correrias e estripulias que variavam desde picula e guerrô a corrida de caracóis e guerra de bombas de São João. Isso sem falar de fura-pé, guiador, arraia, banho de mar, corrida nas pedras limosas da praia, caída nos Armazéns Gerais, e bota etc. nisso. Mas nada disso com hora marcada!
Hoje a criançada sai (aqui no Capão) da capoeira, para o circo, escola, deveres etc. tudo com hora marcada e na cidade grande a coisa é mais séria, pelo número de compromissos e pelo trânsito impiedoso. Quanto aos adultos a coisa é ainda pior! Por isso, parece-me o tempo ficou pequeno.
Mas o que fazer? Há coisa demais. Confesso que às vezes me ressinto disso, embora meu ‘avoamento’ me faz ficar um pouco desligado, o que não me impede de tomar sustos quando me dou conta que tal ou qual coisa que tinha que fazer ‘daqui há muito tempo’ já está na hora de ocorrer ou já passou.
Talvez a única solução seja labutar para conseguir estar permanentemente em estado de auto-consciência. Conta-se que Sidarta, o Buda, recomendava atenção como postura eminente das pessoas. Ou seja, o tempo não passa tão rápido se estamos conscientes do que fazemos, do que somos, de onde estamos... Penso que é bom pensar nisso.
Recebam um abraço, Aureo Augusto.

3 comentários:

  1. Estou adorando este blog, inteligente, e, se me permite ele tem um certo cheiro de chuva!

    ResponderExcluir
  2. concordo!! Sou uma seguidora desse blog.

    ResponderExcluir
  3. Grato pelos comentários e tb por seguirem o blog.
    Recebam um abraço.

    ResponderExcluir