segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FÁTIMA

Hoje fui em Fátima. Confesso que estava com algum preconceito e não estava muito a fim de ir lá. Imaginava (e um amigo tinha dito que era assim mesmo) aquela loucura de gente vendendo imagens, fitas, um carnaval comercial religioso.
Peguei um autobus (ônibus), que me deixou a cinco minutos do santuário. Caminhei até lá sob um vento bastante frio. O caminho era uma rua agradável, simpática, com lojas e restaurantes. Alcancei o lugar e fui recebido por uma série de pequenas lojas circundando um espaço quadrado onde se vendiam lembranças em profusão. Porém não senti uma ostensividade comercial que esperava. Passei pelo lado deste lugar e entrei no santuário que é algo impressionante pelas suas dimensões. Há uma grande área asfaltada cortada por um caminho de pedra polida branca. Ao fundo uma igreja portentosa, porém não muito grande (para os padrões de Portugal) ladeada por corredores cobertos com colunata sustentando arcos redondos, formando um gigantesco ‘U’. O efeito sumamente agradável e, apesar da grande proporção, passando a impressão de simplicidade e, até, leveza. À esquerda, e em certa medida interferindo com a concepção geral do espaço, uma estrutura moderna cobrindo uma pequena capela. As pessoas que andavam dispersas por todo o ‘U’ concentravam-se aqui. Fui para lá e, sentado em um banco de madeira, assisti às pessoas e aos padres enquanto celebravam uma missa. Lá fora algumas pessoas penosamente avançavam pelo caminho no meio da praça, de joelhos, pagando promessas, ou se penitenciando. Aqui dentro (o espaço é quadrado com 3 dos lados de vidro e o quarto aberto em toda a sua extensão), senti uma forte sensação que não consigo definir exatamente, e que me levou a encher os olhos de lágrimas todo o tempo em que ali permaneci. Quando começou a comunhão, retirei-me e fui caminhar pela igreja, pela colunata. O ambiente era tão agradável (energeticamente também) que parecia estar em um lugar de sonhos. Tudo convidava ao silêncio e à reflexão, apesar dos grupos que se revezavam indo e vindo (hindus, japoneses, indonésios, chineses, germanos, americanos, portugueses, espanhóis, brasileiros...). Todos os espaços eram completamente permeáveis à presença, nada de taxas (ao contrário de várias igrejas que visitei aqui) ou proibições. Não havia nada que sugerisse uma intenção de explorar a fé dos visitantes. Claro que na cidade as lojas vendem de tudo relacionado com a religião e ao fenômeno que deu origem ao santuário, mas ali dentro, um mundo à parte. Apenas para a fé...
Saí para comer (e me surpreendi com o preço dos restaurantes, muito mais baratos que em outros lugares) e depois retornei. Sentei-me em um muro baixo diante da esplanada e fiquei olhando. Tocado com o esforço das pessoas que se arrastavam em penitência meus olhos marejaram, mas havia algo muito mais evidente e muito mais forte que o questionável sacrifício dos fiéis. Percebi que ali estava a Mãe. Dito melhor: Que a Mãe está conosco todo o tempo, mas naquele lugar, por motivos que ignoro (mas sinto), há uma possibilidade mais clara de percebermos que Ela está conosco todo o tempo.
Recebam um abraço bem dentro do coração, que não tem a ver com esta ou aquela religião e sim com esse Mistério que nos faz algo mais do que apenas um amontoado de células.
Aureo Augusto.

25 comentários:

  1. Seus relatos são uma delícia!!!
    Estive em Portugal no início de 2009 com umas amigas. Amei Óbidos, Évora, Sintra... Se vocês tiverem oprotunidade vão à Sintra, na parte alta vcs. podem visitar o Parque e Palácio da Pena e fazer o percurso botânico, dizem que é lindo. Nós não fizemosm porq. estava muito frio.
    Um grande abraço em Cybele.
    A amiga,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Áureo não gostei da ofensa velada que vc. fez a mim na sua postagem Cantos Alentejanos e Caetano Veloso, aliás, quero aproveitar o espaço para perguntar se vc. tem alguma coisa contra as mulheres que se mantém lindas, inteligentes e comíveis depois dos 50 anos ou se vc. é mesmo do tipo de macho que troca as de 50 por duas de 25 para se auto afirmar. É pressuposto básico querido um homem respeitar e venerar uma mulher seja em que idade for a coroa velha não lhe ensinou isto? pois como disse no meu comentário a minha mãe(já falecida) a quem honrei e venerei me ensinou a manter a minha auto estima no pico e abominar homens que destratam seja em que aspecto for uma mulher. Fica aqui o meu repúdio ao seu comentário velado, pois os meus são claros e diretos, pois não tenho medo dos seus títulos nem da sua intelectualidade.Inclusive convido a todos os seus seguidores a acompanhar os comentários da citada postagem. O meu marido continua apaixonadésimo por mim, isto sim, é originalidade , amor e companheirismo, porisso transpiro felicidade. Invejinha no ar?Que decepção!!!!!!Lília Campos

    ResponderExcluir
  3. Se vc. quer modelitos de mulheres do sec. XVII em pleno sec. XXI, já sabem onde encontrar...aliás deve ter algumas ainda cativas no Vale do Capão.By de expert no assunto o senhor Áureo Augusto. Abraços libertos de laços, Lília Campos

    ResponderExcluir
  4. Lília,
    Juro que não tive intenção de fazer ofensa velada. Sou casado com uma mulher maravilhosa a quem amo e admiro. Vivemos uma vida de mto companheirismo e amor. Eu também continuo apaixonadíssimo por minha mulher. A palavra é uma graça que temos. Ela nos expõe, nos informa e nos forma em mta medida. Mas tb é uma armadilha pq nem sempre nos exprimimos da melhor maneira. Seguramente passei uma representação de algo que não quis e rolou confusão.
    Tenho orgulho de tê-la como leitora do blog por seus comentários que me agradam e que me inspiram; sinto que tenha acontecido isso.
    Receba um abraço,

    ResponderExcluir
  5. Ângela,
    Fomos a Sintra, a Óbidos, a outras cidades e locais maravilhosos, mas para mim o máximo em Portugal foi Évora. Que lugar interessante!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Lília, agora eu entendi: Vc pensou que eu lhe chamei de 'coroa velha' qdo na verdade eu me referia a minha mãe. Dizia que ela (a coroa velha) estava certa.
    Um abraço,
    Aureo Augusto

    ResponderExcluir
  7. No teatro,aprendemos a não termos medo de exposição ou ridículo e creio que a maturidade em (alguns casos),nos traz isto. Ensino às minhas duas filhas mulheres que quando elas encontrarem e elegerem os seus companheiros antes de qualquer coisinha como:intelectualidade, cultura, nomes, títulos, inclusive beleza física,observem atentamente como eles tratam as suas mamães e também a sua educação doméstica, toalhas no chão, cuecas sujas sem lavar, pratinhos deixados para a mamãe lavar, coisinhas preciosas do tipo... por enquanto fica assim querido Áureo, você fingindo que me engana e eu aceitando suas desculpas como uma nerd. Até prova em contrário a admiração ainda existe, inclusive porque com o tratamento que fiz com vc. O MEU COLESTEROL BAIXOU. Sim o que escrevemos é de suma importância, principalmente quando somos formadores de opinião é claro que, escrevemos bobagens. O fato é que por hora, não gostaria de envelhecer com um homem babaca e babão. Como mulher que sou e como dizia o maior de todos os poetas Vinícius de Morais a mulher traz consigo um poder infinito de perdão... Lília Campos

    ResponderExcluir
  8. Eu penso que as pessoas tem todo o direito de se posicionar, de colocar as suas idéias e tentar ser compreendida mas eu vou falar uma coisa: QUANTO EXAGERO da parte da Lília.

    Eu li, dias atrás, os comentários dela e como vinham em forma de Anônimos, eu até pensei em se tratar de um trote mas depois ela assina embaixo, o que escreveu.

    Tambem sou casada, bem paparicada pelo marido, tenho 2 filhos e mais 2 acolhidos, todos homens e uma turma que já me chama de "tia".

    Percebo que os meus me curtem e eu me curto bastante e me acho bonita e g...... mas ficarei super feliz, do fundo do meu coração, se Deus me der a permissão de eu poder chegar aos 90 anos, com saúde e ter meus filhos me chamando de COROA VELHA. Eu tenho um afilhado -acolhido, que as vezes me chama de "véa" talvez quando lembra da maezinha dele e sente saudades.

    Eu acolho este momento como uma manifestação de doçura e meu coração fica adocicado.

    Lília, querida, preconceituoso foi o seu discurso. Vc precisa se desarmar mais e entender que palavras são ditas e escritas, saem do coração e da cabeça da gente. Interpretá-las é que são elas.

    Abraços aos dois.

    ResponderExcluir
  9. Em primeiro lugar a senhora não me conhece, em segundo lugar o que escrevi aqui eu ratifico com letras garrafais, entrei como anônima porque não consegui entrar com o meu nome no blog,portanto trotes não fazem parte do meu cotidiano, assino embaixo TUDO O QUE ESCREVI e escreveria novamente. Em terceiro lugar preconceituoso e mal informado é o seu discurso sobre a Tropicália, Caetano Veloso e a Axé music. Aliás acho que a rainha do Axé Ivete Sangalo não iria gostar nada do seu discurso preconceituoso. Em arte minha senhora a criação é livre e graças a Deus existe espaço para o Axé, o Funk, a bossa nova, o rock e etc os gostos é que são diferentes. Aconselho a senhora a se informar um pouco mais.Talvez porisso a senhora seja chamada de coroa velha o que lhe cabe perfeitamente(cada um tem o título que merece)Envelhecer para mim remete a vitalidade, conhecimento, sabedoria e poder conviver com os mais jovens servindo de inspiração. Talvez a senhora e o Dr.Áureo estejam bem desinformados sobre o papel da mulher de hoje tanto historicamente como geograficamente e ainda culturalmente. Deixe os seus conselhos para a sua prole pois o meu modelo é o de minha mãe que morreu aos 86 anos sendo chamada de Edite, respeitada e acolhida.Lília Campos

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus.

    Dona Mocinha (sra. Lilia).

    Em primeiro lugar, RESPEITE, este espaço.

    Ele pertence ao nobre Dr. Áureo que, gentilmente posta os seus comentários, ora sérios, ora processual e muitas vezes engraçados e disopilante, para o nosso, inclusive o seu, deleite.

    E a SENHORA tb posta aqui, portanto deixou aberta para que pessoas como eu, ficasse indignada com tamanha grosseria e tamanha infantilidade de uma mulher que de criança nada tem mais porém mantem uma IMATURIDADE impar e que talvez precise rever muitos de seus conceitos. (e preconceitos)

    Lembrando a vc, sra Lilia, que aqui é o BLOG de Dr. Áureo ou seja, ele é o dono e vc escreveu com as tintas da agresssividade justamente para ele e eu vim defendê -lo pq eu penso serem injustas as suas queixas, haja vista ele não ofendeu ninguem.

    Ah......quanto a Caetano, Ivete, Axé, eu digo e repito que eu não gosto pq eles não me emocionam, não me arrepiam mas eu não disse que eles não prestam. É apenas questão de gosto assim como eu tenho certeza que a senhora nem deve conhecer YANNI, ENYA, ERA, SACRED SPIRIT, NICHOLAS GUNN, FAGNER, ELBA, XANGAI, etc e isso não lhe faz ser melhor ou pior do que eu.

    Quanto à sua ameaça no "tomara Ivete saber disso" eu devo confessar que estou sentindo cólicas de tanto rir. Quanta imaturidade sua, querida.

    E minha vó morreu aos 97 aninhos sendo chamada de voinha, minha mãe tem 80 é chamada de maezinha e vovozinha e eu espero em Deus ser chamada de "minha velha e vovozinha" pelos meus.

    E se quiser continuar a discussão, entre em contato comigo, via meu email: jussiaramelo@yahoo.com.br pq este espaço NÃO NOS PERTENCE E EDUCAÇÃO CABE EM QUALQUER LUGAR.

    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  11. OhOhOH! Em primeiro lugar o blog se tornou público, a não ser que a senhora seja mediadora ou tenha uma procuração para defender Áureo.Em segundo lugar nobre SOU EU, em terceiro lugar imatura é a senhora que tem uma tendência muito feia a competir o que é ridículo para uma tia véia (tratamento nada pejorativo,nem ofensivo, apenas inocente) Quanto a discutir com a senhora seria improfícuo e uma total perda de tempo então o seu e.mail não me serve para absolutamente nada. No seu tempo livre a senhora deveria aprender um pouco mais sobre a cronologia da música popular brasileira e mundial pois seu gosto musical é muito pobre. Quanto à ameaça ela só existiu em sua cabeça. Só concordo em uma coisa com a senhora: aqui não é espaço para bate boca o que não é o meu forte mas parece ser o seu (pois a senhora me parece, entrou de gaiata num navio). Então Xeque mate.E por favor, doravante não se dirija a mim e sim ao dono do blog pois se eu vou continuar postando ou não, vai depender primeiro se o assunto me dá tesão ou não,vai depender do mediador e do dono do blog, mas com toda a certeza não vai ser a senhora que vai me dizer o que eu devo fazer.A discussão com a senhora está finda pois meu tempo é preciosíssimo.Mas,todas as vezes que a senhora ou qualquer outro se dirigir a mim de maneira ofensiva ou velada, pejorativa ou não, vai ter réplica. LÍLIA CAMPOS

    ResponderExcluir
  12. Talvez já esteja na hora de parar para respirar. Sou uma pessoa que com alguma frequência me deixo levar pela irascibilidade e depois que passa a crise me dou conta de que os meus julgamentos foram exagerados e que a discussão a partir de certo momento passa a ser improdutiva pq precisamos parar para respirar e introjetar aquilo que deve ser aproveitado. Neste momento estou fazendo isso. Sou grato a vcs.

    ResponderExcluir
  13. Meu caro Dr. Áureo, já parei para respirar.

    Cada mais eu me surpreendo com o ser humano e o que mais me assombra, são as manifestações do "não entendimento" de uma palavra não dita, não escrita, por pura falha na interpretação e muitas vezes, pobreza de espírito mesmo.

    Vamos deixar ao troll (vento) pois não perderei mais o meu tempo com esta senhora pois sem querer ser chamada de "coroa velha" certamente será chamada de "velha chata" logo, logo... srsrsr...(somente para quebrar a seriedade da situação.

    E por favor, fique à vontade para deletar os posts.

    E continue postando e postando pois eu já me tornei a sua leitora número 1...rsrsr

    Receba um grande abraço,

    ResponderExcluir
  14. Eu disse à senhora que se houvesse menção ao meu nome específico novamente haveria réplica,guarde o seu risinho de hiena pois sem chance de eu ser chamada pelo termo pejorativo de coroa chata por um motivo simples eu tive o cuidado ao longo da minha vida de não me cercar de pessoas MEDÍOCRES como a senhora.Às vezes reflito como a grande maioria dos jovens estão perdidos e sem rumo e aí eu lembro das coroas véias dando conselhos em casa e aí a ficha cai. E por que deletar os comentários? é uma característica do medíocre se esconder atrás das autoridades e se acovardar. Portanto minha senhora siga o conselho do nobre Dr. Áureo, respire e relaxe pois se a senhora continuar citando o meu nome vou entender como assédio moral. rsrsrsrsrsrsrrrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr Lília Campos

    ResponderExcluir
  15. Meu caro amigo.

    Ficamos ao vai e vem de tantas baboseiras, neste post que me passei de comentar sobre a sua ida a Fátima.

    Eu tb já tive essas sensações que vc teve, inexplicáveis até mas que sabemos que, como pessoas espiritualizadas e espiritualistas que somos, tem toda explicação.

    Especialmente no tange à figura de Maria, Mãe de Jesus. São tantas as roupagens que a Igreja Católica lhe confere que as vezes nos confunde.

    A Fé é um sentimento impar, pessoal e intransferível. Eu, nas minhas orações, sempre me dirijo a um lugar belissimo, lindo, cheio de flores, com regatos trasnparentes, anjos, arcanjos e encontro Jesus e Maria, em pessoa.

    As religiões tentam colocar Cristo inatingível, no pedestal. Na minha visão e nas minhas reflexões, eu tenho a audácia de estar com ELE ou melhor, com ELES. E neste lugar lindo que eu descrevi, fruto de minha imaginação, imaginaçáo?????, eu tenho os meus encontros constantes. E lavo a alma. Ali eu entro em estado de oração, eu choro, eu sorrio (adoro rir), eu me abnego e peço perdão e proteção.

    E eu entendo os seus sentimentos em Fátima. Certamente vc tb vibrou com a energia que tem naquele lugar.

    REcentemente levei minnha véa ao Rio, presente dos 80 anos dela e ao subirmos os Cristo Redentor, singrando a Floresta da Tijuca, eu senti uma vibração deliciosa e feliz, talvez como vc sentiu em Fátima.

    Muitas Bençãos. (estou emocionada).

    Abraços sensíveis.

    ResponderExcluir
  16. Jussiara,
    Ótimo que vc pode sentir o que eu experimentei. Foi uma experiência que até agora me emociona.
    Abços

    ResponderExcluir
  17. Baboseiras principalmente de sua autoria que é péssima redatora e burra, e não adianta querer se colocar acima das pessoas se dizendo espiritualizada porque de espiritualidade a senhora não entende nada. Tenho muito medo das pessoas que se escondem atrás de religião, fico com o Lennon que a senhora não deve conhecer quando diz "No religion too". Toda às vezes, coroa BURRRA que a senhora se reportar ao que eu comentei de maneira sórdida vai ter volta.

    ResponderExcluir
  18. Asssinado o comentário acima em letras garrafais LÍLIA CAMPOS

    ResponderExcluir
  19. como lembrou Jussiara, esse é um espaço que gentilmente é compartilhado os Textos do Áureo.
    É lamentável nos deparármos aqui com tais comentários...o blog é um espaço aberto, e os demais leitores nada tem haver com os desabores ou desafetos particulares.

    Quanto ao texto, belíssimo a forma como descreve o local e as sensações experimentadas...
    grata por mais essa possibilidade de desfrutar e viajar para Fátima!
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Eu tb senti muita vontade de conhecer Fátima, após as sensações descritas pelo amigo Áureo.

    Eu virei fan deste blog e todos os dias eu o visito pois tem belos posts e ele escreve com a leveza, o saber e a humildade do verdadeiro conhecimento.

    Adoro ler os TEXTOS DO ÁUREO.

    Quanto ao resto, sem comentários.....

    ResponderExcluir
  21. Assim melhorou, sem comentários, volte a cuidar da sua vidinha, volte a tecer comentários sobre o que é postado pelo Dr.Áureo e esqueça o meu nome e ponto final o que eu duvido.rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  22. Ah! o comentário acima é meu,"gato escaldado de água fria tem medo". É lamentável,só desculpo a grafia da palavra dissabor da outra debatedora porque sou tolerante com relação a erros ortográficos e não acho que seja tão importante e também não sei se existe a palavra desabores que pode significar algum desabamento por exemplo... Lília Campos

    ResponderExcluir
  23. comentários e trocas positivas nos fazem aprender.
    Grata,

    a debatedora do erro ortográfico.

    ResponderExcluir
  24. Respiremos e permitamos que as trocas de opiniões aqui sejam realmente produtivas.

    ResponderExcluir