quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CAMINHADA e GRATIDÃO

Gosto de sentir o sabor do vento e o friozinho que toca o rosto na subida da serra, indo de Palmeiras pro Capão. A meta é chegar ao Vale. Sempre os visitantes vão se encantando na medida em que se aproximam deste lugar, mas a viagem tem o seu lugar. Não fosse a viagem parte do encanto se desfaria. Uma vez Cybele e eu íamos para um lugar encantador chamado Águas Claras, logo atrás do Morrão (nome atual do Morro da Sela). É uma boa caminhada por uma paisagem realmente muito bonita, com ampla variedade de vegetação, cursos de água discretos e deliciosos, áreas descobertas, campos amplos... Então surpreendeu-nos a certa distância um helicóptero. Desceu e dele saíram algumas pessoas. Chegaram em Águas Claras. Não se demoraram muito. Olharam e se foram. Perderam metade do processo que é a caminhada. Tenho certeza que para eles o lugar não representou o mesmo que para nós. Há um lugar, depois de um córrego que não passa de uma película de água sobre o caminho e que logo cai à direita em um arremedo de cachoeira, uma miniatura de um mundo opulento. Depois deste lugar acontece uma transformação no mundo. Aí entramos mesmo nos gerais e é como se houvéssemos transposto um portal. Muda tudo. Cybele quem notou isso e me indicou. É palpável, mas só o é depois que percebemos e só notamos quando já caminhamos cerca de duas horas!
Com agrado saboreio o agrado de haver alcançado as metas objetivadas, porém o caminho não só possibilita aquele agrado como também nutre-nos com suas agradáveis vistas, vitórias.
Agora estou feliz ao ver que o meu blog alcançou mais de 10900 visitas. Um número, para mim, magnífico. Uma conquista e tanto. Pessoas de lugares tão díspares como Holanda, Costa do Marfim, Ucrânia, Estados Unidos etc. visitam-no com regularidade e isso é, para uma pessoa nascida no século XX, assombroso. Ao mesmo tempo percebo o quanto foi agradável escrever cada uma das linhas que foram lidas por todas estas pessoas. Mesmo as linhas das experiências tristes, mesmo elas, escrevê-las foi um ato de amor, gratidão e prazer. Estou bem feliz por estar aqui e mais ainda pela caminhada que fizemos e sou grato a cada um de vocês que leu estas linhas.
Gratidão especial para aqueles que seguem regularmente o blog; na minha ignorância tecnológica internética nem sei como me dirigir a cada um de vocês, mas aqui vai posto o nome ou codinome de cada um (por ordem alfabética), e com isso espero armar inda mais o móvel de nossa proximidade virtual: Ada Barbosa, Afrânio Campos, Aldeness, Alice Cunha, Amanda Balvito, Ana Júlia Pinheiro, Ana Lúcia S. Oliveira, Ana Rosa, Andreas Roddewig, Antonio Bandeira, Anne Sobota, Atelier Sala de Arte, Beto, Carla Fabiane, Carlos Chastnet, Carol, Catia Silene, Claudia Rangel, Cristina Rodrigues, Daniel Molina, Danúbia, Dermival Almeida, Diogo, Douglas Costa, Duda, Élcio Sá, Enilzete Mendes, Ermania Jaglete, Felipe Bacelar, Firdauz, Flor do Campo, Fred, Freddy de Freitas, Girleide Costa, Glauvania Jansen, Honalee16, Inês Vitória, Jornalismo 24 Horas, José Neto, Isa Maciel, João Frederico, Jr. Pituba, Josenice, Joziele, Jucilene, Jucilene Santos, Julia, Jucimara, Ka, Keli Regina F. Nascimento, Kiko, Luciano o gato Ferreira, Márcia Corina Lins, Márcia Cristina S. Barros, Maria Júlia Falzetta, Mari, Marília Cavalcante Reis, Marina Utsch, Mayara Silva, Miriam Santana, Moisés, Narinha, Petescadas, Peu Burger, Raymundo L. Lopes, Ricardo, Rita Barros, Rita de Cássia Barros, Rosa, Rosane Pinheiro Caribé, Sandra, Só no Mundo Virtual, Sunna P. de Azevedo, Thai-wtt, Thereza Christina Coelho, Thiago Caribé, Valdeir, Vamodibuzu, Washington Bacelar, Washington da E., Zete. É uma turma legal! Recebam meu abraço carinhoso.

11 comentários:

  1. O Sr. é famoso Dr. Aureo, antes mesmo de conhecê-lo já ouvia falar mto do Senhor! parabéns pelo trabalho realizado com amor e afinco no Vale do Capão e adjacências!!!!!!!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Aureo

    Aqui de novo José Maurício.Mando-lhes um abraço forte e carinhoso pela memória da caminhada do seu pai entre nós. OUtros tantos por suas passadas marcadas na saúde pública aos menos favorecidos, principalmente da área rural. Continuo eu aqui nas minhas também andanças, revelações e descobrtas próprias. 2010 me mostrou momentos muito tristes e vividos arduamente por mim. Nas escritas me encontro e também em suas palavras fortes, sábias e humanas.
    Que 2011 nos traga luz
    abraços fortes e carinhosos
    José Maurício

    ResponderExcluir
  3. Kátia Maria Franco

    Lendo seu texto Caminhada e Gratidão me lembrei da trilha que fiz no reveillon no Vale do Pati e o quanto foi gratificante estar lá tão próxima da natureza e o mais gostoso poder estar totalmente integrada naquele local, sentindo uma PAZ indescrítivel e como pude lá encontrar uma Kátia mais leve, mais livre e muito mais feliz...Encontros assim, com a natureza nos traz muito mais que possamos descrever e com certea somos privilegiados em poder ter esta consciência e nos permitir isso viver.

    ResponderExcluir
  4. Queridos,
    grato pelas suas palavras. Fernanda, não é difícil ser famoso em um lugar pequeno como o Vale do Capão, todos aqui se conhecem! Maurício, meu amigo, as dificuldades podem ser desagradáveis, mas nos fortalecem - isso pode ser um lugar comum, ainda bem, pois é verdade. Kátia, sua mensagem brinda os demais com uma solução. A natureza nos traz uma dimensão que é nossa e que nos esquecemos.
    Beijos a vcs,

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo Áureo, de belas jornadas no início das nossas vidas de jovens adultos. Conheci Aureão mais através de você do que do contato direto com ele. Sei o que significou para você a força dele em momentos especiais da sua vida. Mas sempre vem este momento de despedida para o qual nunca estamos preparados devidamente. Momento de avaliação profunda sobre a dinâmica da própria vida e suas lições constantes. Um grande e caloroso abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Querido Áureo! Só fiquei sabendo da morte do seu pai esta semana, quando voltei de férias. Que benção que é você ter este talento para conseguir, mesmo tomado de tanta emoção, compartilhar seus sentimentos com os amigos. Certamente isso o ajuda a superar o sofrimento e leva os seus amigos a conhecerem melhor você e a usufruir da sua beleza interior. Um grande beijo e espero vê-lo em breve. João Francisco e André mandam um abraço bem forte, véio!
    Paola

    ResponderExcluir
  7. Flor do Campo, sou eu...rsrrr, Jussiara, quem tanto posta neste seu delicioso blog.

    Parabens por tantos visitantes. Famosos são assim mesmo.

    A sua fama corre longe. Eu sempre conto a história de um médico que virou naturalista de verdade e foi viver a sua vida feliz em um lugar belo chamado Vale do Capão.

    Parabens mais uma vez.

    Abraços,

    Jussiara

    ResponderExcluir
  8. 10.900 acessos???? Vibre, pule, ria, comemore porque é muito gostoso ser lido e comentado..rsrs


    Assim estou fazendo com o primeiro ( no momento o único) comentário em meu blog. O SEU! rsrsrsr.

    Já tenho meia dúzia de pessoas que tem acessado o meu blog e me mandam mensagens via email mas oficialmente, somente o seu comentário e eu vibro de felicidade.

    Ontem mesmo, passeando pelo Shop. Salvador, dei de encontro com uma prima que mora em Petrolina e ela toda feliz me disse: "li o seu blog, li o seu blog" . As duas se abraçaram e saltitaram.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Sérgio Emmanoel, grandes lembranças de momentos essenciais para a minha formação humana vc me trouxe. Vc tem sido uma das mais importantes influências em minha vida.
    Grato Paola, sabe? Sindo vc e o Ricardo mto próximos de mim neste momento. Importa que exista uma rede de pessoas que nos amam e são amadas por nós, em que pese a distância.
    Jussiara, então é vc? Que legal! Indico seu blog. Pode ser que ainda tenha pouca gente, mas a qualidade dessa gente conta.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Dr. Áureo,
    Gostaria de saber se vc é um certo Áureo Augusto que conheci em Salvador em 1977, na Federação, casado com Joselice. Será que essa rede nos aproximou novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia,
      como não sou mto entendido de internet sua mensagem acabou me passando despercebida, só agora a leio. Sim, sou o Aureo que foi marido de Zelice. Ela hoje tb mora aqui no Vale do Capão, com seu atual companheiro, Júlio. Bom, a rede nos aproximou novamente. Que legal!

      Excluir