quarta-feira, 18 de maio de 2011

RECEITAS DOCES

Taí uma receita deliciosa: Pegue algumas bananas d’água (também conhecidas como nanica e caturra) bem maduras, descasque e ponha em uma panela. Acrescente um pouco de água, cravo e canela em pó. Leve ao fogo brando. Fique ligado para não pegar no fundo e também para não derramar, porque durante o cozimento se forma uma espuma que trasborda. Aos poucos a banana amolece e fica acastanhada. Nossa! É muito gostoso!
Outra receita: Banana-da-Terra cozida, quanto mais madura melhor (para ficar mais doce), com coco ralado. Amassa a banana e mistura com o coco. Experimente. Gosto demais desta merenda. O legal é que não há nenhuma necessidade de acrescentar açúcar. Aliás, temos um problema sério nos casos de diabetes por causa deste tal açúcar, que é como chamamos frequentemente os carboidratos. Tais substâncias são usadas pelo nosso organismo para produzir energia e é bom que escolhamo-las (uau! Viu a linguagem pulcra?) porque quando transformadas em energia no organismo, o produto que sobra é gás carbônico e água, um sai com a respiração e a outra é aproveitada logo. Já quando usamos gorduras ou proteínas para produzir energia os dejetos são tóxicos. Então por que o açúcar é visto como vilão? Quantidade e qualidade definem bondade (ou não).
A filha de D. Hermengarda não tem diabetes, sorte dela. Mas se tivesse, com certeza iria me dizer (tal como a mãe) que não gosta de remédio, mas, ao contrário da mãe, irá se recusar a largar o açúcar branco, o chocolate, certos enlatados (que contêm açúcar oculto) etc. Vocês já conhecem D. Hermengarda e sabem que ela não é obediente e a filha não fica atrás – aliás é por isso mesmo que gosto delas. O problema é que o consumo excessivo (quantidade) de carboidratos pode complicar nossa vida, principalmente se não são integrais (qualidade). O açúcar demais será transformado em gordura que se deposita em células especiais chamadas adipócitos. Inda bem que D. Hermengarda não está mais em idade de parir, poderia querer dar este nome a um dos filhos! Você, leitor pode até rir, mas só o faz porque não conhece alguns nomes que rolam por estas terras interioranas. Tem uns nomes que, a meu ver, podem provocar até diabetes! Eu teria!
Ora, já publiquei aqui no blog uma postagem sobre diabetes e alimentação, a razão de voltar ao tema foi trazer receitinhas gostosas. Espero que sejam do agrado daqueles que querem algo doce, e não querem, ou não podem (e com certeza não devem) comer açúcar.
Recebam um doce abraço de Aureo Augusto.

7 comentários:

  1. Eu faço uma farofada danada. Vai coco ralado, aveia, neston, etc. Também me amarro. Mas será que isso ta indo bem aos olhos do Doctor?

    ResponderExcluir
  2. Aureo, o primeiro medico que eu consultei sobre a diabetes me disse que eu so podia comer meia banana por dia. Mas esse foi aquele que ainda passa injecoes de insulina a cada consulta (que eu ja parei ha meses).

    Com a ajuda da dieta (muito arroz integral e vegetais) e as caminhadas diarias (uma hora por dia) eu tenho conseguido manter os bons niveis de acucar no sangue.

    Sou doido por banana da terra e agradeco muito mesmo a sua receita.

    Se Deus quiser estamos indo de ferias em Julho. Como anda o clima no Capao?

    ResponderExcluir
  3. Diogo, meu velho, cuidado com essa farofada, que deve ser deliciosa, por causa da quantidade de calorias. Tem feito bastante exercício? ou só está no violão?
    Caro amigo José Neto, no Capão tá um frio danado. Nossa! TEm chovido mto e por isso está como gosto, até as galinhas escorregam! Ainda bem que gostou da receita e melhor ainda que consegue controlar o açúcar com a alimentação e os exercícios. Parabéns. É um exemplo para todos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Aureo amigo,
    Vc é uma dádiva de Deus nas nossas vidas, obrigada pelas receitas!
    Receba um grande abraço,
    Zezé Camarão

    ResponderExcluir
  5. Não passo de um espelho! Zezé, vc sabe que dádiva mesmo é vc.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr. Aureo Augusto!!! Foi um enorme prazer ter tido a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e , principalmente, observar seu estilo de atendimento do posto lá do Vale do Capão! Parabéns!!! Espero ter oportunidade de um dia voltar aí e conversar mais um pouco com você, sobre suas experiências!!! Parabéns pela sua dedicação e amor pelo ser humano!!! Médicos assim que estão em falta hoje em dia, infelizmente... Adorei a receita acima, aliás, rsrs, adoroooo docinhoss rsrs Vou fazer já já kkk Grande abraço, Renata Ferreira- São Paulo-SP

    ResponderExcluir
  7. Rê, que bom que esteve aqui no Vale. O lugar é lindo demais, não é? Use mesmo a receita pois ela não lhe prejudica, ao contrário de outros doces que se encontram por aí. Receba um abração.

    ResponderExcluir