segunda-feira, 11 de julho de 2011

MENOPAUSA e REPOSIÇÃO 3

Há duas postagens venho tratando do importante tema da menopausa. Obviamente não pretendo esgota-lo, mas pretendo fechar a série com o presente texto, dedicado às mulheres que apresentam a síndrome do climatério, que, como comentei antes, não é algo que todas têm que ter.
A menopausa, lembro, é um momento natural na vida da mulher e o corpo se prepara para o acontecimento. Fígado e Suprarrenais aumentam a produção de estrona, e os órgãos se preparam para viver com menos estrógenos a que estavam acostumados. O corpo da mulher foi construído no passar das eras em cima de determinadas condições. Sempre as mulheres (como os homens, é claro, mas aqui trato delas) tiveram que caminhar muito, na busca de alimentos, na realização das tarefas familiares, nas mudanças sazonais de domicílio etc. e, portanto, seu corpo está identificado ontologicamente com o movimento. Donde o sedentarismo é algo completamente fora das possibilidades do viver com saúde. A mulher, independente da idade, não pode abrir mão da atividade física. Inclusive aquelas que já apresentam sintomas da síndrome climatérica. Esta atividade melhora sobremaneira a circulação diminuindo os fogachos, que são fenômenos circulatórios. Ginástica, Pilates, Musculação, para aquelas que não trabalham na enxada e no machado estão indicados, pois, a atividade física aumenta a calcificação dos ossos. Caso a mulher tenha osteopenia ou osteoporose deve avisar o instrutor quanto a isso, para adaptação dos exercícios ao caso particular. Procure neste blog o texto intitulado Hermengarda e a Osteoporose, para cuidar-se melhor.
Para melhorar a circulação recomendo banhos frios ao despertar, ainda bem quentinha da cama, cair na água fria, esfregando o corpo com bastante vigor, sem usar sabonete, nem molhar a cabeça. Em seguida se enxuga e procura abrigar-se para recompor a temperatura. Assim estimula a circulação periférica de modo a reduzir os fogachos. Há um procedi-mento naturista chamado frotação que é ótimo, assim como o banho genital. Em outro momento explico como se faz estes procedimentos.
Os incômodos relacionados à redução do trofismo vaginal são um problema e neste caso sugiro o uso de fito-hormônios, que são substâncias químicas presentes em certas plantas que o organismo humano transforma em hormônios, reduzindo os sintomas da síndrome da menopausa. Estes fito-hormônios agem em todo o corpo e não apenas na vagina, melhorando a circulação, a pele, os ossos. São atraídos pelos receptores de estrógeno nas células, alfa e beta, mas têm mais afinidade com os receptores beta, raros na mama e útero, daí os especialistas acreditarem que não há riscos de surgirem tumores nestes órgãos. Se ligam mais às células da região do hipotálamo e regularizam os níveis de LH e por isso reduzem os fogachos.
Devemos tomar cuidado com o uso das plantas medicinais. O comum é que se pense que não fazem mal e costuma-se negligenciar seu uso. As substâncias químicas aí presentes, para terem seu efeito devem ser ingeridas a intervalos regulares e por tempo determinado. Em uma gripe, por exemplo, é frequente tomar um chá uma vez ao dia por dois dias e depois abandona-lo por outro. Isso dificulta o funcionamento do chá. Há que ser regular. Com a síndrome climatérica dá-se o mesmo. O uso deve ser respeitoso. Por isso quero sugerir que, caso você tenha a referida síndrome, procure um médico que tenha prática com o uso de plantas, para que ele avalie o seu caso e receite o que precisa. Em seguida vai uma lista de produtos vegetais que podem lhe ajudar:
Folhas de amora em associação com semente de linhaça moída.
Combinação de mil-folhas com anis estrelado.
Fórmula contendo trevo vermelho, actea racemosa e yan mexicano.

Uma combinação de Cimicífuga racemosa (Black Cohosh) e Isoflavona de soja, mais extrato padronizado de diosgenina em óvulos vaginais; podendo-se acrescentar Yam mexicano, gel transdérmico, para aplicar na pele.
Um composto homeopático, a Sépia composta Weleda (Sepia D5, Calcárea Carbônica D8, Iganatia Amara D5 tem se revelado excelente em fogachos e outros sintomas.
Um dado importante e que merece atenção é que quem já usa há algum tempo reposição hormonal artificial tende a ter poucos resultados benéficos quando muda para os produtos vegetais. Não há uma explicação para isso, porém sugiro que quem precisa de apoio químico neste momento, comece com os fito-hormônios. Raramente eles deixam de resolver o caso.
Recebam um abraço vegetal de Aureo Augusto.

17 comentários:

  1. Muito agradecida, Dr. Áureo.

    Pedi muitas vezes que você postasse aqui, sobre a Menopausa e TRH.

    E li e reli e a d o r e i. Tem muito a ver com o que é real e nos mostra caminhos corretos em busca de uma melhor qualidade de vida.

    Só vou contar uma pequena história de vida, minha.

    Anos atrás, compramos um barco para navegarmos pela contra-costa da Ilha de Itaparica.

    Era o sonho de meu pai e mardido.

    Para a minha decepção, o barquinho foi fonte de navegarmos em mares de medos, angústias, perigos, irresponsabilidades, etc.

    Então veio o desemprego em massa (eu e marido) e tivemos que vender o barco, para o meu alívio.

    Depois de muitas tempestades , nos erguemos das cinzas, tanto financeira como emocional e eis que há uns dois anos atrás, marido desejou ter um barco de novo. Reagi como uma criança, esperneei e trouxe de volta todo o dissabor que o meu primeiro barquinho tinha me causado.

    Então, uma grande e fiel amiga me contou que leu em algum lugar, a história de um casal, já na meia idade, aonde eles foram morar em vilarejo e para preencher o tempo, compraram um barco. E que eles, a partir daí, estavam re-descobrindo o prazer de viver a dois.

    Meditei sobre o assunto e autorizei a compra do nosso segundo barquinho. Coloquei o mesmo nome do primeiro, em homenagem ao meu querido pai.

    E aí? Nasceu uma nova mulher, que não dirige carro mas pilota barco, que está buscando uma nova forma de preservar o manguezal de lá, que vai prestar vestibular para Gestão Ambiental, que faz passeios deliciosos com a família, amigos, nativos e..............redesenhou o casamento de 30 anos.

    O que eu quis dizer com esta história é que tudo isso vem acontecendo em plena efervescência da menopausa, aonde o meu AMAdurecimento está vindo embalado em energia de Amor.

    Eu sou outra pessoa. Sou mais empoderada, mais transformada, mais acolhedora embora ainda eu sinta angústias e ansiedade até por ser um traço da minha personalidade.

    Portanto, agradeço de verdade, todos os caminhos aqui apontados.

    Vou comprar o livro, sim, e ler

    E entender que um ciclo está se fechando e já se abriram outros, com muitas possibilidades e realidades.

    ATé aflorar o meu lado artístico, a bendita menopausa está participando.

    Eu, que sempre fui tachada de desajeitada, atualmente estou decorando uma casinha linda de uma família de nativos, lá...........no meu vilarejo.

    Recebam um abraço cheio de possibilidades.

    E mais uma vez: VALEU, DOUTOR.

    ResponderExcluir
  2. O seu depoimento enriquece sobremaneira este blog. Em muita medida o blog não é feito só por mim, mas também pelos que fazem comentários. É bom continuar encontrando depois que alcançamos a maturidade.
    Abraço grato.

    ResponderExcluir
  3. Que belo depoimento da Jussiara. Com ele antevejo que a menos-pausa não será um drama em minha vida, ao contrário, será repleta de descobertas e conformação: navegarei conforme a ação. Espero.
    Doutor Áureo, Parabéns por essa série de reportagens, elas são mesmo esclarecedoras e edificantes, pois a intenção primordial é trazer felicidade às mulheres.
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo! Este blog virou um referencial de informações saudáveis, responsáveis e antenado com o mundo atual mas sem perder de vista a sabedoria de muitas vivências e experiências de vidas já experimentadas.

    Quando eu postei acima sobre os meus barquinhos, eu não fiz por exibição.

    Na verdade eu quis mostrar que, no meu primeiro barco, eu era muito jovem, na faixa dos 30 e poucos anos, magrinha...rsrrs, trabalhando em um
    banco oficial mas não estava feliz. Eu era uma pessoa muito processual, cheia de achaques, estressadissima e a minha casa de praia era simplesmente, uma casa de praia..........cheia de gente a cada veraneio, muita bebida alcoolica e alguns desajustes.

    Eu vivia muito engessada em minhas ações e com muitas dificuldades em lidar com as minhas emoções.

    Até que, em cascatas, muitas coisas aconteceram.

    Mas tiramos de letra e aprendemos as lições.

    Há mais de 15 anos, marido não ingere uma só gota de álcool, Graças a Deus, muito menos, eu.

    Na verdade, eu ingiro vinho vez ou outra, pois gosto muito do vinho tinto encorpado mas sou extremamente equilibrada, quando se trata de ingestão de bebida alcoolica.

    Minha casa de praia teve que ser alugada por longos 6 anos e quando as coisas se equilibraram, eu tomei a minha casa de volta, com todas as minhas forças e reformei, embonequei ela e transformei em um refúgio delicioso aonde o amor e acolhimento são ações-chaves e de lá para cá, é só alegria....Graças a Deus.

    E me percebo assim: na fase difícil, hormônios em alta e tudo mais.

    Na perimenopausa eu já me percebia mudando, meu espírito se abrindo para coisas novas, para o belo, para o simples, para o acolhimento.

    Na menopausa, tudo floresce.

    Sou uma nova mulher.

    Quando eu citei acima que tive processos como fogachos, secura vaginal, falta de libido, etc, foi verdade. Mas estes sinais foram rápidos e se foram. Eu cito apenas como um conjunto de queixa, uma queixa generalizada.

    Não tenho mais os fogachos, a libido está em equilíbrio e uma nova forma de ver o casamento já faz parte de nossas vidas, há muito tempo.Tem terapia melhor? rsrs

    Nós cultivamos o CASALmento há muito tempo e nosso refúgio e nosso barquinho fazem parte disso, sim. É a nossa REPOSIÇÃO HORMONAL...rsrsrç

    E veio também a vontade de estudar o que gosto, de ser mais eu, de me perceber melhor, de me proteger.

    De ser esta nova mulher que nasce a cada dia e que está feliz em descobrir que, os hormõnios sexuais são ótimos, são lubrificantes para os motores de nosso corpo mas talvez embote e muito,a nossa criatividade, a nossa maturidade, contrariando aos muitos que propagam uma terapia hormonal artificial, como se a falta destes hormônios fosse a causa de muitos processos negativos na maturidade.

    Sou prova viva de que pode ser justamente o contrário. E NUNCA TOMEI HORMÔNIOS, NEM CREMES VAGINAIS. NADICA DE NADA.

    Mas quero deixar bem claro que nem todas as mulheres vão encarar este processo dessa forma e que certamente vão precisar ou querer fazer a reposição. Neste caso eu diria que tentassem primeiro os fito-hormônios e fizessem uma revista em suas forma de ver a vida.

    Ah, durante os meus processos estressantes, eu busquei a psicoterapia, tanto de casal como individual e a espiritualidade.

    Foi preciso entrar em contato com tantas emoções negativas, acolhê-las, resiginificá-las e soltá-las para bem longe de mim.

    Como eu disse e afirmo: a única coisa que eu me percebo a mais,nesta atual fase, são as angústias e os medos que ainda persiste, coisas de infância mesmo, e que eu já estou cuidando com a homeopatia, com pequenas caminhadas, tentando melhorar a minha alimentação e a minha busca espiritual. Além de muito carinho e amor que eu recebo do meu companheiro e de todos os meus.

    Agradeço a todos que gostaram dos meus posts, vou comprar o livro e digo que, visitar este blog todos os dias, também é muito é muito terapêutico, viu doutor Áureo? rssr

    Recebem um abraço envolvido em bons fluidos.

    Bjs

    Jussiara

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a Fátima e a Jussiara, não somente por suas palavras, mas tb pelos seus depoimentos. Jussiara é bem corajosa e se coloca claramente, em seus sofrimentos, dúvidas e conquistas. Este blog me parece que não é um, mas vários, graças aos comentários que os leitores postam e tb aos e-mails que recebo. Estou mto, mto feliz com isso.

    ResponderExcluir
  6. Doutor! Tudo bem?
    Veja só, li em algum lugar (ou fiquei sabendo por alguém, não sei ao certo) que a soja é ótima para prevenir efeitos da menopausa. Assim, tipo mulheres que se alimentam com soja durante a vida não sentem (ou sentem menos) os efeitos dela quando chegar. É verdade? Se for, quais as melhores fontes de ingestão de soja? Pensava que a PVT (proteína de soja texturizada) era boa, mas descobri que não faz muita diferença na absorção da soja necessária ao organismo.

    No mais, obrigada a Jussiara, corajosa e generosa por compartilhar parte da sua história de vida!

    Um beijo e abraço cheios de carinho!

    Bucus

    ResponderExcluir
  7. Bucus, talvez vc tenha lido no próprio blog que a soja é legal e que o PVT não o é tanto. A melhor forma é como tofu e em segundo lugar como leite de soja.
    abração

    ResponderExcluir
  8. ui, leite de soja..... tá bom, vou tentar!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Leite de soja pode ser até ruim, mas em receitas ele perde a personalidade gustativa. Experimente, nem vai reparar que tem leite de soja no prato, ou na vitamina de frutas.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Meu caro Aureo, há muito iniciamos um contato quando morava em Sr do Bonfim. Tenho ainda suas cartas com sua arte linda no envelope. Perdi o contato e gostaria de refazê-lo. Adorava suas dicas e sua amizade à distância, que me ajudavam a enfrentar a distância de casa.Eram "conversas" diferentes e carismáticas.Recentemente estive no Vale do Capão, fiquei no Riachinho e lembrei de vc. Agora vou seguir seu blog e aproveitar de suas dica novamente e então restabelecer o contato e a amizade.Não moro mais na Bahia, voltei pra Maceió e vou pra Bahia só uma vez ao ano no Acampamento Vivencial Impisa e fico lá no Zezito. Espero voltar a vê-lo; bem como sua linda arte. Um abraço! Sílvia Teixeira

    ResponderExcluir
  11. Nossa Silvia! Lembrei de vc! Que legal! Fico feliz de vc estar visitando e participando do blog. Vamos nos ver por aqui (rsrsrs)
    Abração

    ResponderExcluir
  12. O e-mail da minha amiga Berna Farias falando que o "nosso médico naturistas, Áureo Augusto,vem outra vez a Salvador", atraiu minha atenção. Mais ainda quando vi copiada a sua mensagem e a sugestão com link para os posts sobre menopausa. Não tinha como não acessar seu blog. Ler mais sobre menopausa era tudo o que eu estava precisando.
    Tenho 49 anos recém completados (ontem)e sempre pensei (induzida por uma médica) que, como minha primeira menstruação veio aos 11 anos, entraria na menopausa mais tarde. Meu corpo já vinha se preparando. Por volta dos 35 anos meu ciclo passou de 30 para 28 dias. Há uns cinco anos passou para 25. Neste semestre, fiquei três ciclos sem mestruação. Por acreditar em milagres, nunca aceitei retirar o útero crescido (muito) por causa de miomas. Mas nesses três meses não tinha sintomas de gravidez; tampouco de menopausa (ou do climatério). Resolvi fazer um teste de farmácia. Negativo. No São João "menstruei". E ao voltar para Salvador fiz o exame de FSH e Estradiol. O susto: menopausa.
    Sabe, sempre fui uma pessoa auto-confiante, com auto-estima muito boa. Mas a menopausa impactou como um soco. Principalmente porque não poderia engravidar mesmo. E de imediato senti os calores, principalmente à noite. Senti minha libido diminuir. Passei a responder mais demoradamente na lubrificação vaginal. Isso tudo nesses últimos 15 dias. Antes de ir ao médico, comprei folhas de Amora e Maca moída (uma planta peruana), que estou misturando ao iogurte. Ainda não tomei o chá da Amora e ainda não marquei a ida ao ginecologista.Acho que por saber que ele vai dizer, mais uma vez, que a reposição é necessária e que, sem o útero, a possibilidade de um câncer fica bem menor.
    O e-mail da minha amiga foi providência da espiritualidade, que acompanha meu enfraquecimento emocional e que me diz:"saia dessa. Você não é assim"!
    Desculpe-me por desabafo tão longo. E obrigada, a você e às pessoas que comentaram seus posts.

    ResponderExcluir
  13. Eu é que sou grato pela sua contribuição. Impressiona-me o fato de que com a notícia os sintomas se desencadearam. É importante que vc medite sobre isso, sobre vc, sobre sua vida e ver que a menopausa é como mais um aniversário, fecha-se um ciclo, começa-se outro.
    Receba um abraço

    ResponderExcluir
  14. sofroo co a menopausa ,mas meu médico é contra tratamnetos tradicionais e também não receita fitohormonios.Está muito dificil encarar a menopausa de cara limpa.

    ResponderExcluir
  15. Preciso muito de um tratameneo.A menopausa es´ta acabando comigo.

    ResponderExcluir
  16. Socorro DR. Preciso de algum tratamneto.Meu médico não faz nenhum tipo de reposição.Carmend@prr1.mpf.gov.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você mora? Sei que já passou muito desde que seu comentário foi postado. É que não sei direito como funciona estas coisas da net e por isso me perco às vezes. Conforme o lugar que você more quem sabe possa indicar um médico ou médica que possa ajuda-la. Força!

      Excluir