segunda-feira, 5 de setembro de 2011

BANANAS e EXCESSO!

Quando pequei o cacho de bananas, Dalva gritou lá da porta:
- Olha como ele pega, não sabe nem pegar um cacho de banana madura, vai amassar tudo!
E foi o que aconteceu... Ao chegar em casa tinha feito um estrago. Banana da Prata, minha preferida. Deliciosa. Pensei comigo que estavam apenas amassadas, não podres, ou seja, ainda dava para aproveitar. O problema é que uma vez machucadas ficam mais frágeis, estragam mais rapidamente; não demoraria muito e as perderia. Daí resolvi come-las e por isso fiquei empapuçado de tanto comer banana. Devo registrar que fui ajudado pelos sagüis da vizinhança, embora a parte deles tenha sido bem menor do que a minha.

Banana é a fruta mais consumida no mundo. Também pudera! É muito gostosa. Gosto muito de banana e penso que não é a toa que seu nome científico seja Musa paradisíaca. Também se conhece cientificamente por Musa sapientium. Sábio quem gosta desta filha do paraíso! Rica em vitaminas A, B1, B2, C, minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, é também rica em fibras dietéticas (celulose, hemi-celulose, lignina) que tanto ajudam o nosso aparelho digestivo. Ademais tem um efeito antidepressivo porque, sendo rica em triptófano, aumenta o teor de serotonina em nosso corpo.

Como se tudo isso não bastasse vem acondicionada em uma embalagem perfeita, que entre outras coisas, protege quem as consome. É que no ambiente quente dos trópicos (onde as bananeiras gostam de viver) é fácil o desenvolvimento de germens patogênicos, mas a casca da banana deixa-a livre de contaminação. Uma vez eu ri muito de uma mulher um tanto fanática por limpeza que obrigava o filho a lavar a banana depois de descascada. Ela não sabia que o máximo que conseguiria fazendo isso era sujar a fruta, pois a banana é a mais limpa de todas as frutas.

Gosto de banana, dizia, mas devo reconhecer que não é bom se empapuçar, nem de banana. Até os micos me dizem isso! Meu problema é que sou guloso. Sou magro de ruim, como se diz por aí. Quanto à qualidade daquilo que como, não há problema, “a porca torce o rabo” é na quantidade.
Certa feita perguntaram ao filósofo Berthrand Russel como ele havia conseguido viver tanto e com saúde. Ele respondeu que fora criado por uma tia muito cruel, que nunca permitira que ele se levantasse da mesa plenamente satisfeito, ou seja, com o estômago cheio. E, realmente, vários estudos reforçam a tese. Não, tias cruéis não nos aumentam a vida. O que realmente contribui para a longevidade e o bem estar é comer pouco, sem, obviamente privar-se do necessário. O nosso corpo, uma vez que recebe o que precisa em termos de calorias e nutrientes, nada mais necessita, se nos atemos à coisa meramente física. O demais é gula, sofreguidão, satisfação da ansiedade. Coisa gostosa, quiçá, mas que mesmo assim sendo, obriga ao organismo a criar destino para o excesso, investindo nisso energia, metabolismo e espaço. Segundo alguns estudos, se comêssemos pouco viveríamos 150 anos (reitero que comer pouco não é passar fome – nada de bulimia).
Difícil, reconheço, é deixar de lado a gula, com tanta coisa bonita e gostosa povoando hortas e pomares por este Vale do Capão de meu Deus!
Recebam um abraço embananado de Aureo Augusto.

6 comentários:

  1. Coitado, embananou-se! Risos. Dificilmente eu passaria por isso, mas não escapo de outras frutas como manga, jaca ou caqui. Como dizem por aí: Aff!
    É uma das coisas mais difíceis controlar a boca, seja pra comer (meu caso), seja pra falar (nisso não tenho problema). Qualquer dos excessos pode levar a uma situação constrangedora, quando não fatal.
    No seu caso, as bananas, mesmo com os micos ajudando, podem gerar mico!
    _Abraço com salada de frutas na mesa.

    ResponderExcluir
  2. Li seu texto no dia 09. No dia seguinte cometi o mesmo pecado me fartando e me empapuçando de belíssimas e deliciosas bananas d'água. Elas são a minha perdição!
    Estou há um tempo tentando controlar essa gula, pra, dentre outros objetivos, poder entrar no meu biquini favorito no próximo verão. Abraço

    ResponderExcluir
  3. ôpa! Tomo vitamina de banana todos os dias! e adoro banana amassada! Que delícia!!!

    ResponderExcluir
  4. Aureo meu amigo, recebi um convite para jantar na casa de um amigo que me falou estar seguindo a dieta de um tal de Dr. Atkins. Disse-me que o segredo eh nao comer carbohidratos, o que a principio me deixou animdo pois no meu caso de diabeticos poderia ser bom. O meu espanto foi quando ele me falou que o doutor que ele esta visitando disse que ele poderia comer ate um peru inteiro no lmoco que estava tudo bem, so no podia o carbohidrato, Ixe, tem gente que nao pensa o que receita.

    Concordo inteiramente com voce. Depois que comecei a controlar a quantidade de alimentos que como nas refeicoes me sinto muito melhor. Faz tempo que nao sei o que eh levantar da mesa com aquela barriga chia e minha vida hoje tem muito mais qualidade.

    Um forte abraco com muitas saudades do Capao e de toda a Chapada.

    Ribamar

    ResponderExcluir
  5. queridos amigos e amigas, eu confesso (de novo) que no que diz respeito à qualidade sou até legal, meu problema é a quantidade. Qdo gosto mtas vezes como demais.
    A dieta do Dr Atkins é esparro. Realmente se comer apenas proteína (ou praticamente proteínas) a pessoa com certeza emagrece. Porém os resultados sobre o metabolismo não são legais. Já atendi algumas pessoas que ficaram mal depois da experiência. Aliás o próprio Dr. Atkins morreu e a necropsia mostrou um coração e vasos sanguíneos em péssimo estado.
    Abração em todos.

    ResponderExcluir