segunda-feira, 2 de abril de 2012

DIA DA MULHER no VALE

Ontem foi um dia feliz aqui no Vale. Não tanto pela chuva. Choveu gostoso em minha casa, durante toda a noite, mas foi rareando até chegar na rua como uma poeira de chuva. Já no Riacho do Ouro nem apareceu. A razão da felicidade foi que comemoramos o dia da mulher. Aqui na nossa USF (Unidade de Saúde da Família) temos vários projetos que são assumidos pelos componentes da equipe. Por exemplo: Renilde é responsável pelo Horto e produz e distribui plantes medicinais, eu me responsabilizo pelas Atividades Educativas doa Hipertensos e Diabéticos, Marilza e eu pelo trabalho com os idosos, e assim por diante. Não importa o cargo que a pessoa exerça na equipe, se responsabilizará por alguma tarefa. Sendo a responsável não necessariamente fará todo o trabalho. Na última atividade educativa com os hipertensos e diabéticos convidei o dentista (Raí) para fazer a palestra, pois o tema era repercussões dentárias nestas enfermidades e foi bem legal, registre-se.

A festa para as mulheres ficou a cargo das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS - Marlene, Neide, Rozeli e Ni), que planejaram, programaram tudo. Pediram-me para criar os cartazes que foram impressos na unidade (contamos com uma impressora a laser, doada) e os convites distribuídos a cada mulher do Vale do Capão. Saíram de porta em porta solicitando apoio tanto de particulares quanto de comerciantes e a população respondeu em peso de modo que havia uma profusão de presentes que foram sorteados com as mulheres e todas, sem exceção, levaram um brinde lembrança lindíssimo. As mulheres da Conceição dos Gatos e do Rio Grande foram convidadas e uma Van foi lá busca-las graças ao apoio de Bete e Medinho do Supermercado Flamboyant. Fafá de Juju cuidou do som e Lili e Bibia da Quitanda do Vale ofereceram as frutas. Mas chega a ser injusto dar estes nomes, pois ninguém negou participação. E as ACS arrumaram o coreto lindamente, bem como a sala de palestras do posto, onde ficaram os comes e bebes que, como todas as festas por aqui, foram fartos. Encarregaram-me da palestra onde conclamei as mulheres a cuidar de si da mesma forma que se dedicam a filhos e maridos. E a enfermeira e coordenadora do posto, Natália, foi a apresentadora por indicação das ACS.

Além dos prêmios distribuídos aconteceram espetáculos musicais que me encantaram (e pelos aplausos agradaram a todos). O coral do Vale tanto as crianças quanto os adultos, o grupo Girassol, de mulheres que cantam as músicas tradicionais do Brasil, o Drama, tradição aqui no Capão, e, o grupo de forró da Conceição dos Gatos que garantiu a festa no final da programação. Teve também concurso de recitais de poemas e brincadeiras.

Além dos aspectos educativo e artístico do evento, tivemos uma oportunidade ímpar de confraternização e a USF-Vale do Capão foi beneficiada na medida em que isso implica em uma forte maneira de aproximar a comunidade (mais ainda) do posto. Contribui para esta intimidade que faz com que nossos clientes se sintam bem quando entram em nossas salas. Há felicidade na relação com as pessoas e o dia da mulher foi uma culminância. As Agentes Comunitárias de Saúde brilharam mais uma vez. Foi demais!!!

Recebam um abraço muito contente de Aureo Augusto, em 2/4/12.

2 comentários:

  1. A primeira coisa que ocorre é estranhar:
    - Oxente! Dia das mulé num é im malço?
    Mas tomar conhecimento dessa espontaneidade, dessa alegria verdadeira, é muito confortador e traz felicidade.
    O que é ruim de se ver são as 'festas' promovidas por grupos comerciais ou entidades de olho em eleições.
    - Vôte! Te dana, Cão!
    _Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Vc é demais! Realmente a data é em março, mas não conseguimos fazer na data correta. Mas ninguém reparou. Hoje uma senhora daqui à qual dei carona me perguntou (aquelas perguntas que só admitem a resposta sim) se vai ter todos os anos. Fiquei orgulhoso.
    bjs

    ResponderExcluir