domingo, 28 de outubro de 2012

COISA BOA


Tem uma coisa que me causa alegria neste momento no Brasil:
Tenho acompanhado o julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal e fico admirado que em um país como o nosso, que é democracia há tão pouco tempo já mostra um avanço inacreditável. O Supremo Tribunal está julgando e condenando pessoas que traíram a república fazendo jogatinas que, caso não viessem à luz da opinião pública teriam a possibilidade de enfraquecer a democracia. A compra de votos, o uso de recursos públicos ou não para subornar deputados e senadores, alugarem legendas, negociar fidelidades são ações que subvertem o estado democrático. Isso acontece com frequência dentro dos estados livres e precisa ser coibido. A lei é a solução. Porém em um país como o Brasil, a lei é lenta e, às vezes não cumpre o seu papel.

Mas desta vez, apesar de tudo, apesar de tantos empecilhos, o fato é que o partido que está no poder vê homens que jogam (ou jogaram) importante papel no comando do partido sendo julgados e condenados. Sei que ainda acontecem grandes injustiças, mas isso é sensacional.
Pense se isso estivesse acontecendo no Brasil de 20 anos atrás! Eu duvido que os governantes não interferissem de forma bem assertiva – impedindo com o exército ou com manobras infalíveis o desfecho desfavorável. Penso que em muitos países de nossa América Latina um julgamento como este seria impossível. Ainda mais em época de eleições.

Não deixemos de ver aquilo que está errado e merece correção, porém celebremos este momento!
Recebam um abraço de celebração de Aureo Augusto.

3 comentários:

  1. Não me sinto tão alegre quanto você, Áureo, por ver que a midia, controlada pelos conservadores, os mesmos que bajulavam os militares da ditadura, e os mesmos que assumiram o poder após a ditadura, é quem está dizendo que "estes são os culpados, senhores, temos que condená-los".
    Infelizmente o Poder Judiciário que temos, não é tão independente quanto deveria ser.
    Mas numa coisa você tem razão: Hoje temos julgamentos sem interferência do Governo. Este mesmo PT, que tanto apregoam como o maior antro de corrupção em toda a história Pátria, foi quem acabou (ou suspendeu, sei lá do destino político do Brasil) com a interferência indevida do Governo no Judiciário.
    "Partidozinho imbecil este" - pensam os adversários - "deixa os juízes conden-a-los. Ah, se fosse conosco a história era diferente!".
    Seria sim, sem dúvida. Esse 'experts' em ocultar suas falcatruas e em autoinocentar-se não dariam tréguas ao povo brasileiro.
    Oxalá essa tendência esquerdizante, que atualmente vigora na América Latina, permaneça ainda por muitos anos. Assim teremos um pouco de justiça.
    _Abraço libertário.

    ResponderExcluir
  2. Caro Tesco,
    fico feliz com o que vejo acontecendo, embora concorde em parte contigo com o fato de que nem tudo sai como é do meu desejo. Mta coisa permanece escondida e a mídia é evidentemente parcial.
    Porém não tenho grande entusiasmo pela esquerda (assim como não tenho com a direita) pq ainda não vi país comunista ou esquerdista onde, por exemplo, o judiciário tenha autonomia real.
    Abraço libertário tb.

    ResponderExcluir
  3. Olá Aureo,
    Para mim estes julgamentos não passam de uma jogada "de mestre" da direita que odeia o que o PT fez pelos pobres deste país. Tenho fé que um dia a coisa será devidamente esclarecida. Estes jogos sempre existiram. Este supremo está totalmente equivocado e condenar pessoas sem prova irá enfraquecer a justiça deste país. Adoraria ver muito mais gente julgada, mas a VEJA irá continuar batendo no PT até ver a burguesia no poder outra vez e eles mamando, enriquecendo, loucamente e o povo com fome de comida e de saberes. É triste!
    Abração amigo.

    ResponderExcluir