sexta-feira, 3 de maio de 2013

A MEDICAÇÃO DE SEU DIVA

Uma das atividades de uma Unidade de Saúde da Família é a visita domiciliar. Por isso as sextas saio do posto e vou à residência daqueles que não têm condições de vir aqui para consultas médicas ou de enfermagem.

Hoje, entre outras pessoas, fui visitar um casal sumamente simpático, Seu Diva e Dona Ana. Ele é conhecido porque produz artesanalmente passarinhos feitos com retalhos que são um sucesso. Mas, além disso, é um homem muito especial, sábio e feliz. É um privilégio encontrar este casal; o humor contagiante, as tiradas espirituosas de Seu Diva, a sabedoria de suas palavras são impagáveis. Amo o dia em que “sou obrigado” a visita-los. Hoje a coisa foi muito interessante:
Ele se queixou que estava um pouco mole e até mesmo trêmulo. Ao verificar a pressão estava alta. Ele é correto no uso da medicação e ademais, sua alimentação é satisfatória. Começamos a conversar sobre as possíveis causas daquele súbito aumento da pressão. Ele dizia que talvez nos últimos dias tenha comido mais gordura do que o habitual. D. Ana pensou que talvez tenha sido o bolo que tinha comido e por aí vai. Então pedi para ver suas medicações. Trouxe-me de pronto. Então percebi que estava usando um hipoglicemiante ao invés de um anti-hipertensivo. Explico em miúdos: Ele tem que usar uma medicação para baixar a pressão, só que pediu a uma vizinha para comprar a medicação em Palmeiras (sede do município). Lá deram uma medicação que reduz os níveis da glicose (açúcar) no sangue. Assim, a moleza dele tinha a ver com o uso errado da medicação. E ele já havia tomado quase toda uma cartela (quase um mês).

Então tudo estava esclarecido. Ufa! Tudo resolvido D. Ana, olhou para os quatro comprimidos restantes e disse: “Ora, já que só falta estes podia terminar logo”. Eu e Seu Diva caímos na gargalhada. Mas confesso que não sei se ela estava apenas brincando. Havia algo desse povo de antigamente que não podia (devido às condições de vida naquela época) desperdiçar nada.

Convém pensar sobre isso.

Recebam um abraço bem humorado – como Seu Diva e Dona Ana – de Aureo Augusto.

2 comentários:

  1. Seu Diva é bastião que, como as raízes de uma árvore primeva, não aparecem mas trazem da terra o caldo que irriga nossa mais autêntica cultura. Tenho o privilégio de conhecê-lo e sempre o visito qdo vou ao Capão. Parabéns pela tocante abordagem!
    Lula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato meu amigo,
      Não é difícil ser tocante qdo se trata de uma pessoa como Seu Diva, não é verdade?
      abração

      Excluir