segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ALHO PROTEGE CONTRA PARTO PREMATURO

Lendo a revista da PROTESTE (www.proteste.org.br), uma associação e consumidores da qual faço parte, fui alertado para um assunto que me chamou a atenção e isso me levou a ler um trabalho (Intakes of Garlic and Dried Fruits Are Associated with Lower Risk of Spontaneous Preterm Delivery) publicado em julho/13 no The Journal of Nutrition.

Desde há muito que se sabe que infecções, principalmente urinárias, durante a gestação podem aumentar o risco de parto prematuro e é este um dos motivos pelos quais o Ministério da Saúde quer que as gestantes façam o exame de urina pelo menos duas vezes durante a gestação. Também sabemos que o alho, a cebola, cebolinha nos protegem contra infecções. Porém o legal deste estudo é juntar as duas coisas. Fizeram um acompanhamento de quase 20 mil mulheres e notaram que aquelas que consumiam os temperos citados e também frutas secas (passas, damasco, ameixa etc.) que contêm substâncias que atacam os micro-organismos causadores de infecções, tiveram bem menos partos antes da hora.
Mais um motivo para que abandonemos de vez os temperos artificiais.
Aliás é também outro motivo para se filiar à PROTESTE.

Recebam um abração de Aureo Augusto.


2 comentários:

  1. Aí está forte razão para se estudar, com muito carinho, as chamadas "crendices populares", pois muitas vezes não são apenas crendices, mas tradições de aprendizados empíricos. Vem junto com distorções sim, mas nos cabe peneirar bem as informações.
    Lembra-me a popular parlenda: "Hoje é domingo, pé-de-cachimbo...", que somente um dia desses é que percebi que "o domingo pede cachimbo". Razões eu tinha pra não ter percebido , meu domingo nunca pediu cachimbo. Mas tenho livro sobre parlendas que perpetua esse equívoco, sem nenhuma explicação adicional.
    Abraço antisséptico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante isso de "pede cachimbo". Claro! E dois sentidos não assa milho; é dois sentidos não assimilam. Se pomos atenção em duas coisas ao mesmo tempo não conseguimos assimilar, da mesma forma que não conseguimos assar o milho se ficamos cuidando de outra coisa (rsrsrs). O fio da meada é tb o fio de Ariadne, da lenda grega. Tem cada coisa nesse mundo!
      abração

      Excluir