terça-feira, 10 de junho de 2014

NÃO ESQUEÇA A SEMENTE DE ABÓBORA



O que você faz com a semente das abóboras que cozinha?

Com certeza joga fora como quase todo mundo. Aqui em casa quando vem visita almoçar sempre fica admirada com o pozinho que acrescento ao meu prato. Perguntam-me o que é isso tão saboroso e quando respondo que é semente de abóbora ficam surpresos. Não esperavam algo tão gostoso de uma coisa que nunca prestaram atenção.

O mais legal é que a semente é um grande aliado da nossa saúde.

Primeiro, para quem quer emagrecer pode ser bem útil, porque tende a dar sensação de saciedade e assim a pessoa não come demais, tendo também baixo teor calórico. Além disso, é rica em fibras, o que favorece o processo digestivo contribuindo para a normalização dos movimentos intestinais.

Fonte de zinco e por isso é excelente para proteger a nós, homens, contra o câncer de próstata e juntamente com o ômega 3 reduz a hipertrofia benigna da próstata. Estas substâncias e mais a vitamina A, o ômega 9 e vários antioxidantes fortalecem o sistema imunológico e melhoram a circulação cutânea, contribuindo para reduzir a celulite e tornar a pele mais bonita (coisa que é favorecida também quando ajuda na digestão).

O magnésio e o triptófano (que é precursor da serotonina) aí presentes contribuem para reduzir a intranquilidade e aumentar o bem estar psíquico das pessoas ansiosas.

Preparar é a coisa mais simples do mundo: Bota numa bandeja e dá uma tostadinha no forno – não deixe demais pra não perder nutrientes – e depois bate no liquidificador. Há quem ponha junto no forno, alho picado e já fica outro gosto.

Com tantas qualidades poderia ser até ruim de sabor, mas não é, muito pelo contrário. Por isso não esqueça da semente de abóbora.





Abraços aboborísticos de Aureo Augusto.

2 comentários:

  1. Desde criança que como semente de abóbora tostada, meu pai já fazia pra nós.
    Infelizmente esse costume não perdurou aqui em casa, não por mim, mas por
    quem comanda a cozinha (esposa e filhas).
    Mas sempre comi a semente inteira, nunca pensei esfarinhá-la. Deve, porém,
    oferecer os mesmos benefícios, espero.
    Outro "refugo" que aprecio muito aproveitar é o caroço da jaca. Cozido fica
    ótimo, um pouco parecido com a batata doce. Este já é mais conceituado e,
    também é vendido em supermercados, como aperitivo.
    Abraço aboborístico. (não abobalhado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK. Um abraço não abobalhado! kkkk. Legal. Aqui no Vale do Capão, antigamente o caroço de jaca era frequente na mesa, mas hoje já não é tanto. Parece que era associado à pobreza. Hoje, o palmito de jaca, que é uma deliciosa comida típica daqui, feita com jaca verde, é vista como algo bem legal, mas antes só se comia escondido pq era da época das vacas magras.
      abraço jacoso (rsrsrs).

      Excluir