quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PARTO CESÁREA - PROBLEMAS

O Dr Augusto Sampaio é pediatra baiano de renome. Escreveu um artigo no conceituado jornal A Tarde nos alertando quanto aos riscos das cesáreas. Informa que a revista pediatrics, entre outras, publica trabalhos que por seus resultados consideram o parto normal (vaginal) é, ou deveria ser, a opção melhor, para a criança. Conta que uma pesquisa realizada em dois milhões de nascimentos entre 1973 e 2012.

Destes partos 14% foram cesáreas e nesse grupo, repito: das crianças que não nasceram de parto normal, aumentou significativamente os casos de asma, artrite juvenil, problemas do tecido conjuntivo, problemas intestinais, deficiências imunológicas e leucemia (popularmente conhecido como câncer no sangue). Explica que o parto cesariano faz com que a criança não tenha contato com a flora vaginal (as bactérias que moram na vagina da mãe) e esse contato é um preventivo contra alergias e infecções.

Tenho visto muita gente falando de que o parto cesárea é mais seguro. Muitos estudos mostram que não é, mas tem-se desconsiderado o prejuízo a longo prazo que a cesárea provoca, como vemos neste estudo dinamarquês.


Recebam um abraço natural de Aureo Augusto

6 comentários:

  1. Caro doutor parteiro. Seria esse o problema que causaria tantos problemas futuros?? O não contato com a flora vaginal? Sinceramente, acho pouco para se evitar tantos males. Um tal médico que é a favor do parto vaginal, já até publicou que filhos cesareados, não carregam o amor dentro de si pq a mãe não passou pelo trabalho de parto, não secretou a ocitocina. Nossa, achei de uma maldade ímpar. Que se busque conscientizar a mulher a querer parir, que se prepare médicos, enfermeiros, parteiros, comadres, tias, madrinhas, para se fazer um parto já que é fisiológico, a mulher é a protagonista e não tem porque tanto oba oba. Que se HUMANIZE o parto vaginal pelo SUS, onde mulheres são desrespeitadas, maltratadas, xingadas, cortadas sem anestesia e muitas imploram e acabam morrendo por uma cesárea negada. Ano passado uma sertaneja morreu pq não conseguiu parir seu bebê giga. Ambos vieram a óbito.

    Eu vivo praticamente, quase como você, em um povoado recheado de dificuldades, lindo pela sua natureza exuberante e maltratado pelos quem não se conscientizam de que nós precisamos do lugar e não o contrário. Lá, neste meu vilarejo, eu não me canso de ouvir as histórias do partos, das antigas mulheres parideiras. Atualmente, a maioria faz cesárea. Realmente um absurdo mas elas se apegam e não querem mais parir, porque ouvem histórias de horror, geralmente em partos hospitalares e casos de morte, pelos domiciliares daquela época.

    São vários pesos e suas medidas. Um parto não é um evento linear, previsível. O senhor, como parteiro, sabe disso, zilhões de vezes melhor do que eu. A maioria vai parir de boa, na lagoa, comendo broa mas uma parcela, não. O parto é para muitas mas não para todas. Se um problema aparece, e pode aparecer, reza-se que um médico esteja a posto. EU MESMA SOU PROVA VIVA DISSO. Vim por um parto domiciliar que deu errado e somente sobrevivemos porque meu pai foi buscar o dooutor. Graças a Deus. Eu penso, também, que informação e respeito, são pontos a serem considerados. Eu mesma, sendo enfermeira na época, optei pelas minhas duas cesáreas, mesmo sabendo dos riscos mas também eu poderia ter tido um parto vaginal ruim. Eu me informei e optei e me cerquei de médicos competentes, enfim. Eu já coloco a cesa eletiva e o domiciliar, na mesma balança. Ambos são riscos e podem dar certo. Seria excelente se parir fosse igual a fazer cocô. Oh como seria ótimo. Mas não é.

    E se o problema for a flora vaginal....bem, pega=se um cotonete, com a flora e passa na boca do nenen. rsrsrs...

    Receba um abraço cheio de ocitocina e sem preconceito. E viva todas as formas de se trazer um ser a este mundo. VIVA A MATERNAGEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida Jussiara, noto em seus comentários que você até o presente não se deu conta de que eu não sou fanático. Se eu tivesse afirmado (ou se o médico citado tivesse afirmado que apenas a microflora vaginal...) então poderíamos ser vistos como pessoas fechadas. Mas a ideia é trazer mais informações e temas para a discussão, porque se por um lado, testemunhamos eu e você coisas absurdas serem feitas com as mulheres, obrigando-as a parir quando não podiam, por outro, testemunhamos cesáreas marcadas apenas porque isso facilita as coisas para o médico. O Dr. Michel Odent, que menciona muito a questão da Ocitocina, nos inúmeros textos que leio dele, nunca foi exclusivista indicando que não há possibilidade de amor na cesárea.
      O amor é possível em condições bastante inóspitas, imagine em uma situação em que mãe e bebê se encontram?
      Mas o fato é que, existe uma coisa chamada ocitocina com um modo de ação que contribui para uma relação mais fluida entre mãe e bebê. Isso significa que uma mãe cesariada não amará seu bebê? Quem interpreta dessa forma deve estar ou fanatizado pelo parto natural ou incapacitado de avaliar claramente porque foi produto de cesárea ou fez cesárea e se sentiu agredido por fanáticos contra.
      Imagine agora a situação de uma pessoa como eu ou como o grupo do PARIR aqui do Capão, que procuramos manter uma equidistância dos extremos, sendo agredidos por pessoas que acham que parir natural é um retorno à barbárie (e estes, saiba, são a maioria dos profissionais de saúde, por falta de conhecimento da fisiologia do parto) e por outros que nos criticam a tolerância com a cesárea.
      Tomemos cuidado com o preconceito.
      bjs

      Excluir
  2. Só complementando: De joelhos no chão, sempre agradeço por meus dois filhos saudáveis, homens de bem e bem ligados a nós. Antenados, responsáveis e respeitadores.

    E poderia elencar vários e vários, milhares e até milhões de homens e mulheres que vieram de cesáreas. Mas pegando a ponga do momento, vou citar minha prima Ana Marcela, atleta campeã de natação de águas profundas, medalha de ouro em várias competição, que tem uma saúde de ferro e é uma filha maravilhosa e uma pessoa de valores humanos de destaque. Veio tb, de uma cesa eletiva.

    E basta pesquisar para a gente ler que a maioria, na sua totalidade talvez, de mortes e abandono de recém-nascidos, são de mais que pariram seus filhos. Ocitocina também mata.

    #maternaréoqueimporta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jussi querida,
      Espero ter esclarecido a questão na resposta ao seu comentário anterior. Meu Deus Jussiara, nunca aqueles que querem defender a fisiologia sem fanatismo propôs acabar definitivamente com a cesárea. Nunca consideramos que as pessoas são incompetentes para o amor ou para o esporte pq nasceram de cesáreas. Vamos sair da trincheira. Não me sinto em uma guerra, me sinto em um lugar para debater com amor soluções para problemas que têm surgido e que NÃO estão sendo considerados pelos colegas. Sento-me com eles para conversar e não contra eles, pois sei que somos induzidos a atitudes muitas vezes por ignorância letrada.
      receba um abração

      Excluir
  3. Nossa, amigo dotô, tomei até um susto. Vi que meu comentário inicial foi retirado. Eu penso que não deveria pois não ofendi ninguem mas é seu blog e eu respeito.

    QUERIDO, com todas as letras pois te gosto muito, longe de mim lhe ofender aqui. Apenas eu me defendi e defendi as cesareadas por opção que também se sentem excluídas quando o assunto é parto. Vc sabe que tem páginas no Face, alusivo a partos que não gostam que a gente entre e opine? Você está por fora, Dr. Áureo. Quisera nós e elas, todas as mulheres que já são mães e irão ser, que toda roda de conversa, de incentivo, etc e tal, fosse do seu patamar para cima. Somos agredidas virtualmente, sim. E esse M. Odent, deu sim, uma entrevista dizendo que o mundo ficará sem amor, caso os partos passem a ser cesárea. Achei de um crueza pois ele jamais pode nos representar. Quem é ele? Por mais que ele estude, quem é ele para julgar o amor, pela forma de se parir. Como se modificar o mundo se se modificar o modo de nascer??? Não consigo ver por essa ótica. Eu fui enfermeira, vi partos e partos, já tive os meus partos e acompanho várias e várias mulheres pois amo ouvir histórias de partos pois escrevo e geralmente tem partos nos meus livros. Guardo os meus dois partos, bem embrulhadinhos,d entro de mim. As minhas cicatrizes me lembram que por ali, se abriu uma porta. A porta do maternar. São 10cm também. Do talho e da dilatação uterina. Deus é perfeito em tudo. Concordo, concordadissimoooo que o numero de cesareas estão a níveis altissimos mas não nos culpem. Sabe pq? Pq a culpa não é minha e nem das estrelas. A culpa é do sistema. Esse sistema perverso, que submete mulheres a partos horrorosos, verdadeiras toruturas. E quando elas podem, elas pagam para ter um parto digno. Claro, tem a desinformação tanto médica como da gestante mas daí a se colocar tudo em um saco só e nos taxar de "menas mãe", menos fêmea e o pior, sem amor, é demais. A minha ira jamais foi direcionada a você, meu caro amigo e espero que você acredite em mim. Admiro muito o seu trabalho pq vc vive a sua filosofia. Uma pessoa que larga tudo e vai viver no Capão, de modo o mais simples possível, fazendo a sua medicina baseada em amor ao próximo, ajudando a nascer sem tantos protocolos e nem frescuras, simples assim. Uma pessoa linda por dentro e por fora...rsrsr também, eu lhe admiro e muito e jamais lançaria minha raiva sobre a sua pessoa. Eu apenas me posicionei sobre o seu post, em uma defesa e justiça também. Está uma onda de se voltar a parir em casa, acho até ótimo pois atualmente, é cada parto horroroso, mortes de nenens paridos nas calçadas. Ontem mesmo morreu um, na fila do Sus. Mas eu vejo muita pataquada, sinceramente. E muito jogo de interesse financeiro tambem. Não no seu caso e vc administra um grupo e vocês estando, certamente é grupo do bem mas aqui em Salvador, está se cobrando os olhos da cara para se acompanhar um parto e eu não concordo. Quisera eu ter tempo para doular pois eu tenho experiencia para isso e faria como um sacerdócio. Aí, sim, seria o jorro de ocitocina.

    Mas este senhor,SEMDENT..kkkkk está atravessado em minha garganta. rsrsr

    Se eu lhe ofendi, venho aqui publicamente me desculpar. Se não, vamos ficar de bem...rsrsr

    Receba um abraço cheio de ocitocina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jussi querida,
      não se desculpe, pq não me ofendeu. De jeito nenhum. Preocupa-me o colocar todos no mesmo saco.
      Eu não retirei nada do blog. Vc diz que seu primeiro comentário sumiu? Eu não fiz isso. Estou vendo na minha frente, 3 comentários seus, se incluímos o último. Nesse momento, as mulheres começam o prenatal querendo parir normal e terminam querendo cesárea. Os médicos infernizam a vida delas insistindo que o parto normal é ruim. Precisamos acabar com isso, assim como não é legal dizer que as cesariadas merecem o inferno.
      Há alguns dias uma mulher de Palmeiras foi ao posto daqui do Capão para me ver, preocupada pq o médico em Seabra lhe disse que teria que ser cesárea já que a criança estava em apresentação pélvica. Ora, ela estava no quinto mês e sabemos que no sexto a criança faz o giro e fica de cabeça pra baixo. Esse cara estava induzindo ela a parir cesárea. Isso é no mínimo desonesto.
      Mtas mulheres estão sofrendo em partos normais sem condições de serem normais. Mas um número infinitamente maior está sendo enganado, por médicos que querem fazer cesárea pq é mais prático e fácil para eles e não melhor para elas.
      bjs querida

      Excluir