Há alguns dias quero escrever este texto, porém o Vale do Capão, conquanto seja um lugar interiorano de um lugar interiorano (já que é zona rural de uma pequena cidade, Palmeiras), tem muita atividade e muito trabalho. Minha vida não é como em uma cidade grande, mas às vezes (e muitas vezes) fica bem cheia de tarefas, impedindo-me de, por exemplo, escrever. Hoje quero comentar sobre como acontecem muitas coisas no Vale. Temos aqui dois grupos de capoeira bem ativos, coral, escola de circo, cinema, biblioteca pública (comunitária), escola de música, entre outras coisas. Além disso, periodicamente temos eventos que fazem com que a vida por aqui não tenha nada de rotineiro.
Recentemente tivemos entre nós a ImageMágica. Trata-se de uma ONG de São Paulo que realiza belíssimos trabalhos de pesquisa e publicações sobre temas que interessam à qualidade de vida, como Home Care, acesso à saúde no Brasil e outros. Também têm um projeto onde ensinam as pessoas a fazer fotografias usando latas como câmeras. É simplesmente sensacional! Os estudantes da escola pública local foram beneficiados com o projeto, que é muito mais do que fotografar com lata (e se fosse só isso já seria incrível), é ademais, reaprender a ver o próprio mundo e lugar habitat da gente humana. Vi os estudantes brilharem os olhos e encherem-se de orgulho com suas produções. Vi pessoas lidando com a luz que vem do sol e que sai dos corações. Maravilha é uma palavra pequena.
Há poucos dias a Unidade de Saúde da Família na qual trabalho promoveu, com a parceria da SESAB, 27ª DIRES, EFTS, DAB, DGC, SUPERH, ATSI, o IV ENCONTRO DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO VALE DO CAPÃO. Durante 3 dias conversamos sobre assuntos que tratavam de nosso trabalho e onde aprendemos muito, para o bem daqueles que moram em nossa área de abrangência (povoados do Vale do Capão, Conceição dos Gatos, Rio Grande e Lavrinha). Participam profissionais de odontologia, medicina, enfermagem e agentes comunitários de saúde. Vejam os temas tratados e os palestrantes:
QUESTÕES DE GÊNERO, DESAFIOS PARA A SAÚDE por Heloniza O. B. Costa, Diretora da Faculdade de Enfermagem/UFBa, profa do Departamento de Enfermagem Comunitária e integrante do grupo de pesquisa sobre gestão em Saúde - Grupo GERIR e Jeane Freitas de Oliveira, professora da escola de Enfermagem da UFBA, integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidades, Vulnerabilidades e Gênero.
O HOMEM, A MULHER e o IDOSO, NA POLÍTICA DE ATENÇÃO BÁSICA.
Convidados: Sônia Ribeira (SESAB/Saúde do Homem), Solange Souza (SESAB/Saúde da Mulher), Selma F. Ribeiro (SESAB/Saúde do Idoso).
IMPLEMENTAÇÃO DA CADERNETA DE SAÚDE DO IDOSO, Selma F. Ribeiro, gerontóloga, SESAB (DGC/CCVG/ATSI)
A ESB NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Do “puxadinho” à atuação integrada por Rebeca Barros (SESAB/SAIS/DAB).
MANIFESTAÇÕES DERMATOLÓGICAS DE DOENÇAS SISTÊMICAS E LESÕES BÁSICAS EM DERMATOLOGIA GERAL, com a Dra. Shirlei Moreira.
UTILIZANDO A EPIDEMIOLOGIA NA ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL – Silvia Cardoso (SESAB/SAIS/DAB).
O LABORATÓRIO CLÍNICO NA NOSSA ROTINA DIÁRIA por Dr. Sérgio Carneiro.
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE PARA A QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA. Elânia Sant’ana, enfermeira, especialista em Gestão da Atenção Básica e Educação Profissional (EFTS).
UM PROJETO DA USF-VALE DO CAPÃO por Aureo Augusto (SMS Palmeiras)
DST NA GRAVIDEZ por Dr. William Lima (SMS Seabra).
PARTO EM CASA – PROBLEMA OU SOLUÇÃO? Mary Galvão (UNEB), Maristela Sens (USF-Sede Palmeiras), Natália Souza (USF-Vale do Capão – Palmeiras).
Agora, nossa equipe está mobilizada para incluir em nosso trabalho tudo o que aprendemos.
Em breve, nos dias 8,9 e 10 de dezembro teremos o I Encontro Internacional sobre a Solidão. Vejam os temas e respectivos focalizadores:
Da Solidão à Solitude – Marcelo Domingues.
O Silêncio como Campo do Saber (trilha com 3 monitores)
Solidão, Monólogo ou Diálogo – Ana Liése.
Da Solidão à Qualidade de Vida Espiritual – Isis Resende.
Solidão – Uma Impossibilidade Frequente – Aureo Augusto.
DesintegrArte, Caminho à Essência – Antuá e Gonçalo Mernes.
Descobrindo a Si através da Dança (oficina) – Maurício e Gonçalo.
A “Solidão” como Causa de Doenças – Cristian Aguado/Ricardo/João Senna.
Solidão e Sofrimento, causas e erradicações de acordo com a Psicologia Budista – Sérgio Senna.
Ritual do Fogo Sagrado na Lua Cheia – Karen e Antuá, Rubem Calisaya (evento musical).
Curtindo Si através do Origami e Mandalas (oficina) – Jane Helena Zambon e Miwa Maêda.
Da Solidão às Instâncias do Ser – Antonio Avena.
Como vêm a coisa será muito boa. Contatos: www.catarse.com.br
Sabem de uma coisa? Às vezes sou surpreendido com algo que está acontecendo e eu não sabia.
Recebam um abraço de Aureo Augusto.
Aureo, nós, da Imagemagica, ficamos muito felizes em poder proporcionar uma oficina de fotografias no Capão!
ResponderExcluirE você e Cybele são pessoas muito especiais.
Bjs, Paula
Cara Paula e turma da ImageMagica,
ResponderExcluirnós é que ficamos felizes, e como!
Plenamente justificada esse mês ausente do blog.
ResponderExcluirE muito legal essa divulgação dos princípios básicos de artefatos de que fazemos uso e não vemos as teorias na base deles. Para muita gente, tecnologia e mágica (e medicina também), são a mesma coisa.
Agora agurdamos nossas novas lições de saúde prática, "sin perder la ternura jamás".
_Abraço.
Bem vindo de volta à blogosfera, caro amigo.
ResponderExcluirBelo texto, como usual.
Que bom, tantas coisas boas, no Vale do Capão.
Sorte do povo e de vcs.
bjs
Caro Aureo
ResponderExcluirNão conhecia seu blog, até hoje. Fico feliz em saber que posso ter notícias aí do Vale, notícias das boas, das que nos deixam felizes. Legal para nós, amantes do Capão e que nem sempre podemos estar aí compartilhando tanta coisa boa.
Bom demais que a saúde esteja melhorando por aí e também que as comunidades próximas estejam participando do processo.
Um grande abraço pra você, Cibele e todos os amigos
seja bem vindo Edmundo. Para quem gosta do Capão, ontem tivemos uma reunião aqui pra tratar do próximo festival de Jazz que é uma das atividades mais lindas que aqui se realizam.
ResponderExcluirGrato a TEsco e a Jussiara pelas palavras que me incentivam. Este período agora está bem cheio de atividades. Estamos com mto trabalho na USF e com aquelas dificuldades de final de ano que acontece nas prefeituras que resolvem controlar o dinheiro não mto bem administrado durante o ano. Um dia eu conto as agruras.
Beijos procês
Olá. Gostaria de saber se o próximo festival de jazz já tem data marcada. Obrigado.
ExcluirSOCORRO! não estou conseguindo postar nada no meu blog. Toda vez que tento entrar no login cai no painel de controle do blog de outra pessoa, dando-me permissão de postar no blog dos outros. Não consigo dizer ao google que isso está acontecendo.
ResponderExcluirVejam que o comentãrio anterior saiu como se eu fosse Junior e na verdade sou Aureo e não tenho nada de Júnior.
ResponderExcluirAureo, por favor, gostaria de trocar um e-mail particular com você. Seria possível? Na verdade estou precisando de um ajuda e você me foi muitíssimo bem recomendado.
ResponderExcluirDesculpe o inconveniente e desde já agradeço a sua atenção.
Vanessa