segunda-feira, 9 de abril de 2012

COISAS DE MIM E DAQUI

Tenho o sono pesado. Saí a minha mãe, que nunca acordava nos barulhos das noites, ao contrário de meu pai, de sono leve toda a vida. Uma vez Cybele estava em São Paulo e precisou de minha ajuda. Daí telefonou, mas não acordei. Depois de várias tentativas ela chamou Dinha, uma vizinha querida e pediu que o marido dela fosse me acordar. Na manhã seguinte vim a saber que o pobre homem bateu na porta até quase derruba-la sem sucesso. Agora, na noite da quinta-feira santa, às 3 da manhã, um amigo trouxe a filha que estava com uma crise. Já tentara telefonar sem sucesso, me chamou, buzinou o carro, e teve que retornar à casa, pois não acordei. Pela manhã, quando retornaram me procurando, censurei-o por não me haver chamado à noite, já que a moça sofria tanto. Foi então que soube da aventura dele na noite anterior. Aí mostrei a janela do meu quarto e disse: “Você deveria ter chamado aqui”. Respondeu-me que ficou um tempo naquela janela fazendo um barulhão. E quando brincam comigo por causa do meu sono pesado, digo que é por causa da consciência limpa (rsrsrs).

Pois é, se é hora de dormir, posso fazê-lo mesmo que tenha uma banda de rock fazendo um show por perto. Algumas vezes sou obrigado a sair para solicitar a alguns vizinhos barulhentos depois das 10 horas que façam silêncio, mas o faço não porque me sinta incomodado com o barulho em si; incomoda a falta de percepção de alguns visitantes de que as demais pessoas têm que trabalhar no dia seguinte e precisam dormir. Há um grupo de jovens turistas que me impressionam. Usam roupas bem alternativas e os cabelos rasta; no discurso falam em uma vida sem as peias do capitalismo, com maior atenção à natureza, mas, estranhamente, não conseguem ficar em silêncio. Fazem um baticum danado dia e noite (até o momento em que os vizinhos se queixam). Como eles, muitos veem ao Vale buscando um lugar tranquilo, mas labutam arduamente para acabar com a paz local. O silêncio nos obriga a olhar (e ouvir) a nós mesmos e isso nem sempre é suportável.

Quem disse que a chuva apareceu no Vale do Capão? Desde que aqui vivo, há quase 30 anos, nunca aconteceu de não ter chuva forte na Semana Santa. Esta foi a primeira vez. Todos estão muito impressionados com isso.

Seguramente vocês leram sobre a morte dos jovens daqui no Carnaval. Infelizmente os motoqueiros seguem na correria. Teve um que, bêbado, caiu duas vezes no mesmo momento e a última das quedas levou a moto para dentro do rio. Quanto ao motorista, teve que ser hospitalizado.

Mesmo com a seca, e com um certo número de pessoas que me levaram a interromper o descanso para atende-las nas urgências (o pessoal não para pra olhar a paisagem – olha enquanto caminha sobre as pedras, e o resultado é quedas, cortes, escoriações), curti com amigos as comidas deliciosas dos restaurantes daqui e as deliciosas águas do Vale do Capão. Até, junto com dois adolescentes, consegui esticar uma corda de uma árvore a outra sobre o rio, na trilha para Lençóis, e tentei caminhar na corda bamba. Pelo menos tinha água embaixo, pois o máximo que consegui caminhar foi zero passo. Ainda tenho que treinar muito...

Mas o principal é que quero continuar treinando – a viver – coisa que comecei a quase 60 anos atrás e não pretendo parar tão cedo, com chuva ou com sol.
Recebam um abraço esperançoso de Aureo Augusto.

3 comentários:

  1. Andou chovendo lá pelos lados do Piauí e do Ceará, por isso pensei que logo choveria por aí. Mas realmente há como que um guarda-chuva (não guarda-sol) sobre esta área. Esperar que o usuário do guarda-chuva o desarme, npe?
    Com esta seca não se pode criticar o motoqueiro quequeria dar um mergulho no rio. Apenas,ele deu uma de português de anedota: Ficou no chão e jogou a moto. Coisas da vida (e de bêbado).
    Mas não perca as esperanças, dormindo leve ou pesadamente, a chuva virá.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do comentário sobre o motoqueiro; realmente, coisa de bêbado. Aqui, menina, continua sem chuva. Nunca vi assim. Pelo menos tomo banho de rio todos os dias.
    Não perco a esperança.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Fiu fiu..... mudou o papel de parede de seu blog, hem? Parabéns..rsrr ficou bonito.

    abraços

    ResponderExcluir