quinta-feira, 11 de abril de 2013

PELE E SAÚDE


Em outro momento comentei como o excesso de proteção à pele pode nos tornar friorentos e, mais ainda, é possível que isso nos torne mais susceptíveis às enfermidades. Ocorre que na medida em que deixamos de expor a superfície do corpo às intempéries, ou seja, à ação dos elementos naturais como o frio, o vento, o sol etc. perdemos a oportunidade de estimular a circulação do sangue na pele. Este órgão, que por sinal é o maior do corpo, também é conhecido como terceiro rim, porque tem um importante papel na limpeza do organismo. O antropólogo R. Leakey comenta no seu A Evolução da Humanidade, que a nossa pele é muito mais efetiva como órgão de eliminação e trocas do que a dos demais mamíferos. Por outro lado, o nosso rim não é tão capaz quanto o dos cães, por exemplo. Portanto precisamos da pele para contribuir com os demais órgãos encarregados da eliminação dos produtos tóxicos presentes no organismo.

            São cerca de quatro litros de sangue em nosso corpo. Este sangue precisa circular. Quando ele passa pela pele e pelos rins será purificado, mas se as arteríolas da pele estão contraídas, o volume do sangue que aí chega é menor. Ora se o sangue não está na pele terá que congestionar os órgãos internos. Se você já teve congestão nasal sabe como é desagradável excesso de sangue em algum lugar.
Portanto fico preocupado com as crianças hiperprotegidas pelos pais (principalmente as asmáticas); impedidas de viver livremente, correr e banhar-se nos rios, “pés descalços, braços nus” como disse o poeta. Penso que melhor seria deixa-las livres. Quando uma criança está todo o tempo abrigada, seu corpo não sente necessidade de levar o sangue até a superfície do corpo para aquecer a pele (uma das funções do sangue é levar calor). Daí, esta recebe menos nutrição e também deixa de cumprir uma de suas funções que é eliminar toxinas.

Porém, isso não significa que devamos deixar as crianças totalmente expostas às intempéries, pois os estímulos do ambiente devem ser em certa medida controlados. Dois cientistas, Arndt e Schultz, estudaram com cuidado esta coisa de estímulos e observaram o seguinte:
§Estímulos pequenos despertam a atividade vital,
§médios a aceleram,
§fortes, inibem,
§já os muito fortes a paralisam
.
Repare só: Se de repente todo o mundo ficasse cinza, sem nenhum estímulo visual, táctil, luminoso etc. nós morreríamos. A fome é um estímulo para que procuremos comida, mas o que Arndt e Schultz nos dizem é que se a fome for absurdamente grande é um estímulo excessivo e a morte sobrevém, não há energia vital que aguente. Quando expomos o nosso corpo ao vento e ao frio ele é estimulado a reagir ao ambiente, ampliando a circulação, entre outras coisas; isso implica em saúde. Uma criança asmática, nesta situação melhora da doença. Mas se o vento e o frio forem demais, o nosso corpo não consegue reagir e sofre. Uma criança asmática em uma situação desta piora. Há uma relação entre o estímulo e o corpo. Se o corpo não estiver preparado para o estímulo, não reage da forma adequada. Quando estamos com frio e ainda assim nos expomos ao vento frio, o nosso corpo não está preparado e nos resfriamos. No entanto, quando estamos jogando bola, com o corpo quente, nem nos preocupamos com o vento frio, pois sabemos que não nos fará mal.

Assim, os pais devem permitir que os filhos se banhem no mar e no rio, desde que os aqueçam antes e depois que entrem na água fria. Claro que em lugares, como o nordeste do Brasil, onde o mar não é frio, esta preocupação não é grande.
Outra coisa: Desliguem o chuveiro elétrico. O banho morno vai ensinando a sua circulação a não ir para a pele. Sei que isso é bem difícil, mas depois que vocês se acostumarem verão como é legal.

Recebam um abraço gelado de Aureo Augusto.

4 comentários:

  1. Obrigada pelo texto. Maravilhoso. Sou adepta ao banho frio, pois é estimulante e ativante! Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Só não gosta quem não experimentou várias vezes!

    ResponderExcluir
  3. Vamos combinar, banho frio é bom, mas se for aquele chuveiro que funciona de gota em gota, é tortura, você não sabe por onde começar...digo por experiência...hahaha.
    P.S ai já está gelado não é?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oxente Clarissa,
    corre no rio e cai de vez! tá gelado e fica mais(rsrsrs).

    ResponderExcluir