domingo, 10 de abril de 2011

HERMENGARDA e o ÍNDICE GLICÊMICO

D. Hermengarda, que vocês já conhecem, está com a glicemia levemente aumentada, deu 101 mg/dl, sendo o normal até 99. Não é nenhum problema maior disse-lhe, para afastar a preocupação, mas tem que cuidar, acrescentei, para não se despreocupar demais. Alertei-a para o fato de que certos alimentos são mais agressivos para o pâncreas (e mostrei as imagens que tenho no computador sobre o pâncreas, explicando-lhe suas funções relacionadas à glicose). Acabei explicando para ela que certos alimentos, em grande medida por sua deficiência em fibra dietética, têm um índice glicêmico elevado. Duro foi fazê-la não se assustar com o nome. Nós, médicos, usamos uns termos, que, se por um lado são válidos porque exatos, por outro, assustam algumas pessoas desacostumadas com os termos. Expliquei que este índice apenas relata através um número em que grau um açúcar, a glicose, se eleva no sangue. E quando a glicose se eleva no sangue, o pâncreas é obrigado a produzir mais insulina, podendo entrar em exaustão se isso se repete demais. Seus olhinhos brilharam me dando a entender que entendia a coisa. Expliquei-lhe também que quando o pâncreas libera insulina, esta vem acompanhada de outra substância, o IGF, que estimula a multiplicação celular, e, se a alimentação é rica em produtos cancerígenos e pobre em temperos naturais (leia a última postagem com D. Hermengarda, para saber porque insisti nisso), há mais chances de a pessoa desenvolver câncer. E é por isso que entre os diabéticos há mais câncer do que nas pessoas que não têm a glicemia elevada. Quem habitualmente come alimentos de índice glicêmico elevado e não gosta de integrais, terá mais possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2.
Açúcar branco ou mascavo, mel, xarope de milho, arroz polido, farinha refinada, pão branco, biscoitos refinados, flocos de milho, geléias, compotas de frutas, refrigerantes, batata inglesa, são produtos com índice glicêmico elevado e devem ser usados com cuidado. D. Hermengarda arregalou os olhos. Expliquei-lhe que tudo bem beber um refrigerante num aniversário, mas não deve fazê-lo todos os dias...
- Mas e a batata? – me interrompeu. É verdade que tem este problema, por isso deve comê-la com bastante salada, para compensar seu, por assim dizer, defeito. Já batata doce, inhame, e aipim não têm índice glicêmico elevado (por sua riqueza em fibras). Ufa! Isso foi um alívio para ela. A abóbora tem índice glicêmico elevado, mas ao mesmo tempo é rica em nutrientes como betacaroteno. Por isso não devemos deixar de usá-la e sim combiná-la com cebola, alho porro, feijão, arroz integral e folhas. Já o mel, todos sabemos que há que ser evitado quando a glicemia se eleva. Ela entendeu e ficou contente.
Para minha alegria a velhinha não criou problema com o açúcar branco. Contou que quando criança só tomava café com garapa (caldo de cana). Seus pais guardavam um pouco de açúcar para servir às visitas. Não gosta de bolo e outras coisas do tipo porque doces demais, um sabor ao qual não se acostumou quando jovem. E, topou parar com os refrigerantes. Uma alma se salvou do purgatório, como se diz por aqui!
Recebam um doce abraço, mas com índice glicêmico baixo de Aureo Augusto.

22 comentários:

  1. Quanta informação saudavel neste blog que eu adoro.

    E como eu gosto de um doce. E chocolate mas tenho evitado também e de uns 2 anos para cá, tenho inclúido pães integrais e cortando refris, cervejas e aumentando a ingestão de frutas (que eu adoro) e folhosos.

    Como carne mas pouquíssima pois eu não gosto muito mas também não consigo viver sem. E cortamos radicalmente os embutidos, as carnes secas, da feijoada. Nosso feijão, tb de uns tempos para cá, somente temperado e com couve e abóbora, de vez em quando.

    Um abraço adocicado com o nível glicêmico de 90, como está o meu atualmente....srsrsrs

    Jussiara

    ResponderExcluir
  2. 90 é um bom nível Jussiara! Que bom. Fico feliz que vc gosta do blog e que as informações são úteis. Mtas outras coisas interessantes virão.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Você sempre nos traz importantes informações de maneira tão pratica e tão simples que me encanta...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Meu querido Áureo, muito bom ler suas dicas!!! Fala um pouco sobre a menopausa e reposição!
    Um beijo, e sua amiga, "Pintassílgo"

    ResponderExcluir
  5. Artigo bastante esclarecedor. Obrigada. Farei o que indicou à Dona Hermenga.
    Obrigada. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Menopausa e reposição serão ótimos e atuais temas.

    Dr. Áureo, ontem uma amiga me disse que "ouviu um médico falar" que a maior causa de morte de mulheres é a osteoporose e somente TRH pode nos salvar de tamanho mal.

    Eu dicordei mas meus argumentos estavam sem muito fundamento, pois não sou uma estudiosa no assunto.

    Tem fundamento o que o médico falou?

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Agradeço, Kátia, pelas suas palavras. Procuro fazer com que a idéia alcance o destino. Nem sempre é fácil pq os termos podem ser pouco usuais, mas parece que o esforço tem encontrado sucesso. Viva!
    Fátima, vejo que vc não é teimosa como minha querida Hermengarda! Ainda bem. Mas convenhamos, desta vez ela cooperou legal.
    Pintassilgo e Jussiara querem algo sobre osteoporose e terapia de reposição. Já anotei e vou preparar. Por coincidência dei duas palestras sobre o tema, uma na USF-Vale do Capão e outra na USF-Palmeiras sede. As pessoas ficaram satisfeitas e parece entenderam tudo. Vou usar estas palestras como base.

    ResponderExcluir
  8. Em tempo, Jussiara, não tem fundamento o que o médico falou. Está certo que é um quadro sério e perigoso, mas... aguarde.

    ResponderExcluir
  9. Oi Aureo,
    Mais uma vez fico imensamente agradecida por essas informações tão importantes que serão repassadas p/ meu filho e 02 netos diabéticos. Apesar de ser um "pouco" relaxada em relação à alimentação, adoro doces, meu índice glicêmico é 82. Bom, não é mesmo?!
    Ando sempre preocupada c/ meus descendentes e com esta doença que me assusta.
    Um grande abraço,
    Angela

    ResponderExcluir
  10. Ângela, eu é que fico feliz e grato pela sua presença por aqui. Observe que índice glicêmico é um índice relativo aos alimentos. Vc tem 82 de glicemia, ou seja, o teor de glicose em seu sangue é de 82mg/dl. Este teor tende a aumentar com o consumo excessivo de alimentos com índice glicêmico elevado. POr isso, apesar de sua glicemia ser normal, não se exceda em seus tão amados doces. Até para poder comê-los até qdo vc fique bem velhinha, tá bom.
    Abração.

    ResponderExcluir
  11. olá Áureo! há tempos sem notícias do Vale, mas graças a Ernani (Tai Chi) conheci hoje seu blog. Aliás, repleto de emoções e informações! "Ai deu sôdade" dos cursos/econtros que por aí fiz na década de 90, com aqueles banhos de cachoeira e sauna energizantes, as técnicas de respiração, a comida, as pessoas, o vento....Espero que possa falar um pouco desses elementos em suas crônicas. Grande abraço. Francisco

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que o seu abraço tem baixo índice glicêmico, pois um jovem (só 57 anos) diabético como eu não pode se expor.
    Quero relembrar, e reforçar as palavras do Áureo, que todo esforço para evitar a diabetes é pequeno, comparado aos cuidados que devemos observar quando já se está diabético. Infelizmente meu nível glicêmico começou a chegar próximo a 100 quando o limite observável era 130. Daí descuidei: "Ainda está longe!".
    Mas o futuro chega antes do que a gente pensa.
    E o pior: Os limites encolhem!
    Abraço cheio de fibra!

    ResponderExcluir
  13. Dr. Áureo!
    Que privilégio da D. Hemengarda, poder aprender um pouco mais sobre como "as coisas" acontecem no interior de suas células! Quanto maior o entendimento, maiores as chances de adesão as orientações!
    E viva a batata doce!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Menino, eu não sei quanto é meu nível glicêmico.

    Áureo, você é um bálsamo nesse mundo onde os médicos, aqui pra nós, são seres meio estranhos.
    Olha a conversa que tive com uma aluna(dez anos) semana passada:
    Ela me disse:
    - Eu divido o espaço do quarto de estudo com minha mãe, tomo cada susto! Ela deixa os papéis em cima da mesa e quando eu olho: um estômago cheio de sangue....
    - Sua mãe é médica?
    - É.
    - Qual é a especialidade dela?
    - Ela faz endoscopia, colonoscopia e coisas normais.

    Um beijo saudoso do Capão,
    Martha

    ResponderExcluir
  15. Voltei porque me senti muito injusta. Sim, sim, sim, a medicina é bem esquisita por essas plagas, mas por meu caminho há medicos maravilhosos.
    O primeiro, tio Adilson, meu padrinho e pediatra sensível e experiente, quem fez minha primeira sopa quando ainda era estudante de medicina.
    Tenho um oculista muito gente boa, alegre, competente, uma ginecologista que me dá amor, e consegui encontrar uma gastro que me ajudou muuuito.
    Então, desdigo o que disse.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. Caro Fernando/Francisco, a coisa mais fácil do mundo é matar a sôdade. Basta vir aqui e este é o momento pois o vale está lindíssimo. Te digo que baixa a glicemia (qdo elevada). Essa é uma boa notícia para Tesco, cujo testemunho merece ser bastante divulgado. Ele nos incentiva a ficar ligados. Tenho um tio e um pai que morreram diabéticos, não posso dar bobeira. Mas mesmo quem não tem história familiar deve ficar atento.
    Oh! Mariana, Hermengardinha é uma figura. Vc sabe que o nome dela não é esse? É outro, mas quis preservar-lhe a identidade. Outro dia uma pessoa me mandou a foto dela, sem saber que era a própria. As pessoas idosas podem ter um jeito de viver e falar as coisas que as aproximam das crianças, como esta que Marha citou. Que coisa interessante dizer que a mãe tb faz "coisas normais".
    É verdade, Mudiaê, existem médicos maravilhosos. Devo considerar que, em realidade, a maioria é gente boa. Conheço uma quantidade razoável e regra geral, gosto da turma.
    Abração procês,

    ResponderExcluir
  17. Oi Aureo,
    Obrigada pelo esclarecimento. Ficarei mais atenta em relação aos meus amados doces.
    Abraços,
    Angela

    ResponderExcluir
  18. Amados doces! Legal. Mas é bom mesmo ficar atenta.
    Abração

    ResponderExcluir
  19. Doces ...doces...quando a vida é boa, é doce...
    Se uma pessoa é legal, é a doçura em pessoa..
    Quando chega o aniversário, comemos doces...
    O mesmo nos casamentos, bodas e festas familiares...
    Tem que comer a comida toda, senão nada de sorvete, torta, biscoito recheado, chocolate ( doce..doce..doce)
    O doce da compensação, da obediência, do afeto, da comemoração...
    Como trabalhar no imaginário popular, que o doce pode trazer outras consequências, para além das madeleines de Proust, das boas recordações da infância...
    É um trabalho de esclarecimento contínuo, uma conversa sem fim, um jogo de pequenas modificações progressivas e de ressignificar o paladar...
    Adorei a Dona Hermengarda...tenho muitas também na minha história.
    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  20. Verdade! Este é o ponto. O sabor doce é adorável. Salgado nem sempre é legal. Amargo nem se fala, e ácido? Vixe! Mas dooceee. Hum! E é verdade. O leite materno é doce. Porém há um doce com certo grau de suavidade. As frutas são mtas vezes mto doces, mas sumamente suaves se comparadas ao açúcar branco ou à rapadura ou ao mel. Precisamos reeducar o paladar.
    Abraços Mecka.

    ResponderExcluir
  21. Ola Aureo!
    Assim que começei a ler tentei identificar quem seria a Dona Hemengarda, acho que consegui devido a alguns detalhes mencionados, e ai, coloquei-me a lembrar da maneira simples(porém eficiente) que você usa para transmitir as informações, fazendo uma analogia da ciência X conhecimento popular.
    Lembrei muito do projeto Hiprtensão Não no Capão.
    Fico torcendo para que os resultados sejam sempre positivos, pois, sei o quanto é difícil para conseguir mudar os habitos, principalmente os alimentares.
    Abraços do seu amigo.

    ResponderExcluir
  22. Adorei o texto!Me fez lembrar um pouco uma simpática senhora que conheci.

    Outro dia,em uma visita feita em Santa Luzia(comunidade próxima a Simões Filho),tive o prazer de conhecer D.Maria.Estava aplicando um questionário para a faculdade para avaliar as características dessa comunidade.Queria pegar alguns dados para um projeto,e seria apenas isso.No entanto,numa determinada resposta desta senhora não me contive e tive que me intrometer!D.Maria referiu que tinha diabetes,mas não era qualquer tipo de diabetes...se tratava de uma ''localizada''.Isso mesmo,na barriga!!!E não termina por aí!Como sou um pouco enxerida comecei a perguntar sobre a sua alimentação.Contou que havia deixado de comer algumas coisas,como a cenoura e a beterraba,porque tinha açúcar!E quando perguntei quais seriam os alimentos que ela mais ingeria me respondeu sem pensar muito.-Pão,macarrão, bolacha...
    Infelizmente D.Maria não é a única que faz confusão com o tema,Mas pelo menos ela eu pude ajudar um pouco (espero!!).
    Abraços,
    Camila Prieto

    ResponderExcluir