terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ACIDENTE COM DINHA


Sábado, dia de feira em Palmeiras e os mais velhos gostam de ir por lá. Dinha e Almir saíram cedo para pegar a van, porém na altura de minha casa ela tropeçou e caiu machucando o joelho, o lábio superior e um corte profundo e grande na testa, sobre o supercílio esquerdo.
Às 5:30h assustei-me ao ouvir sua voz me chamando e logo que constatei o ocorrido chamei-a a que fosse ao posto para que costurasse o corte e pensasse as demais feridas. Fomos de moto táxi eu em um ela em outro por estar sem o meu carro.

Enquanto preparava as coisas ela me contava que tinham muita coisa para fazer em Palmeiras, mas Almir teria desistido de ir, se ela não insistisse, pois não ia querer que ele largasse tudo por causa de uma besteira – a besteira era uma abertura na testa, como uma boca extra e desdentada. Pensei na têmpera do povo de antigamente. Hoje, qualquer corte joga um peso emocional muito maior do que antes. Mas no antes o povo passava por um maior número de provações no dia-a-dia. Acidentes com facões, machados, foices entre outros era relativamente comum. Até acidentes ofídicos eram bem mais frequentes. O povo ia catar café num converseiro danado e, enquanto riam ou se entristeciam com os assuntos conversados o que menos faziam era olhar para os galhos já que o ato da colheita é quase mecânico. Vai daí que de repente puxava uma cabeça de capanga (a cobra mais temível daqui) que não gostava nada de ser incomodada demonstrando isso com dolorosas e mortais picadas. Tantos morreram assim, ou ficaram aleijados com as ferramentas.

Hoje, acidentes acontecem, mas agora as motos ocupam o primeiro plano e cada vez tende a ser um “Deus nos acuda”. Mães, esposas, filhas vizinhas etc. se antes já faziam barulho com os acidentes, agora muito mais. Há uma ideia de que somos mais frágeis – e certamente isso corresponda à realidade. Noto que até as mães que pariram bastante, hoje tratam suas filhas como se estas não tivessem fibra para suportar o ato natural de parir. Não todas, mas algumas pelo menos e algumas filhas pelo menos correspondem às expectativas negativas de suas mães (e tias e avós).

Sim, as pessoas do Capão devem ter se tornado emocionalmente mais sensíveis e não vejo nisso problema, pelo contrário, trata-se de uma solução para determinados desvios de relacionamento. Porém, como tudo nesta Terra, nada é completamente bom e isento de contaminações. Assim, facilmente, por exemplo, medicaliza-se a vida. Tem dodói? Tem remédios. Pouco se sofre, pouco se aceita que viver é em grande medida submeter-se às instâncias que o Universo nos traz. O medo ao sofrimento e o desejo do prazer acima de qualquer bom senso acabou por contaminar muitos de nós, o que é triste.
Uma vez, no Chile, um especialista em incêndios florestais me explicou que é benéfica a existência de pequenos incêndios que consomem o mato ralo e seco nas florestas. Quando estes pequenos eventos não acontecem, aquele material não consumido se acumula e quando vem algum fogo, encontra muito material para crescer e até destruir as árvores que normalmente resistem aos pequenos incêndios. É semelhante ao que ocorre com nossa psique. Ora se não enfrentamos as pequenas dores, do corpo e da alma, ficamos, como aquelas florestas, susceptíveis e fragilizados diante das grandes perdas que a vida nos traz. Mais ainda: perdas não tão significativas assumem um papel gigantesco, tornam-se sombras atormentadoras.

Dinha tem uma lição a nos dar, mesmo que também tenha que aprender conosco!

Recebam um abraço resiliente de Aureo Augusto.

3 comentários:

  1. There is also a huge assortment of exercise plan on line that are straightforward to comply with.
    Nonetheless, the reason is fairly diverse.


    Also visit my webpage - flex mini review

    ResponderExcluir
  2. They have manufactured this product incredibly otherwise.
    So this had to be an OBD I motor vehicle with an ALCL diagnostic connector and not
    an OBD II connector.

    Feel free to visit my homepage http://v.cqhtsy.com/?q=node/47837

    ResponderExcluir
  3. In point, you you should not will need to go to your automobile supplier
    to have an oil adjust. Then you press the study button on the code scanner.


    Check out my web blog obd bluetooth

    ResponderExcluir