sábado, 14 de setembro de 2013

A MALDIÇÃO DA CIGANA

Estou fazendo um trabalho no posto que me traz grande alegria. Trata-se de um grupo de senhoras com mais de 60 anos, para atividade física e roda de conversa toda quarta-feira às 7h. Começou recentemente. Primeiro fazemos meia hora de ginástica psicofísica; em seguida conversamos sobre vários assuntos ou fazemos neuróbica. Nas conversas manifestamos nossas preocupações comuns e nos ajudamos com relatos de experiências instrutivas.

Também acontece que relembrem histórias pitorescas, como a que prometi a elas postar nesse blog e mostra-las no próximo encontro. A história parece saída de um conto antigo, mas Dalva, Petrina, Luzia, Zélia, Nadir, Beli, Demildes, Araci e Geni foram taxativas quanto à veracidade da notícia. Gessy não sabia, porque ela não morava aqui quando aconteceu o fato só vindo a casar-se com Seu Nísio, nativo daqui, muito depois. Mas vamos ao fato:
Contam que o Vale do Capão bem antigamente produzia abacate normalmente. Como sempre o povo ia à feira em Lençóis ou Palmeiras para vender os produtos daqui (banana, café, açafrão, jaca, laranja, manga, pitanga, pêssego, uva, marmelo, aipim, jabuticaba, goiaba, pitanga, galinha, abacate – nêspera não, essa surgiu depois e o povo nomeiam-na ameixa). Certa feita a era época de abacate e a turma daqui levou a fruta para Lençóis. Ali uma cigana pediu alguns para comer e ninguém deu. Então ela lançou uma maldição, bradando que amaldiçoado seria aquele lugar, pois não mais produziria a fruta. Daí, por muito tempo os abacateiros negaram seu produto à gente daqui.

Agora temos abacates novamente, embora da casa de Derinho para o sul os abacateiros não crescem bem e não produzem. Mas a produção no restante do vale é boa e os frutos são excelentes. Dalva disse que a cigana deve ter morrido já que agora produz. Todas concordaram.


Recebam um beijo sabor reminiscências de Aureo Augusto.

5 comentários:

  1. Interessante mesmo, mas só o povo pra imaginar que alguém tenha tanto poder. Por certo é caso de esgotamento de solo para alguns cultivares, embora eu não seja agricultor nem entenda de abacate.
    Mas, Áureo, o que é "ginástica psicofísica"?
    Se é ginástica física feita apenas mentalmente, eu já pratico isso há muito tempo. Rerrerré!
    Abraço psicofísico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal a sua ginástica mental! Ginástica psico-física é uma ginástica ocidental mas mto calcada em movimentos de yoga. Nela a concentração é essencial, além do movimento físico.
      Qto aos abacates eu não seria tão assertivo no crer que fatos deste tipo são crendices. Já vi algumas coisas bem impressionantes por aqui. Sei, contudo, que na área de minha casa não dá abacate, provavelmente pelo clima e pelo solo laterítico.
      abração

      Excluir
  2. "Enquanto o tempo não trouxer teu abacate
    amanhecerá tomate e anoitecerá mamão"...

    ResponderExcluir
  3. Tomate sem agrotóxico do Capão é ótimo e muito mamão. Viva1

    ResponderExcluir
  4. A minha falecida avó contava essas estórias para nós, falando nisso gostaria de entrar em contato com minhas tias de capão, vc pode me ajudar.
    li o texto e percebi que o senhor tem contatos com elas, meu interesse é apenas de conhece-las e manter contato. o nome delas é nadir dreger, luzia dreger, e nisio dreger. serei muito grata.

    ResponderExcluir