sábado, 12 de abril de 2014

MANIFESTAÇÃO EM SALVADOR EXIGINDO HUMANIZAÇÃO DO PARTO.

Você sabia que mais de um quarto das mulheres que têm seus filhos em hospital são tratadas de forma grosseira, ou agredidas física e psiquicamente?
Esta é uma situação absurda para a qual a nossa sociedade não tem dado a devida atenção. Impressionante isso, considerando-se que a mulher grávida é uma esperança de mais vida e cede o seu corpo para que nossa espécie possa continuar sobre a Terra. E a forma como acontece o parto é determinante de muitos aspectos da nossa personalidade, da nossa forma de se relacionar com o mundo, até, da nossa felicidade.

Esta conversa não se insere em qualquer discussão quanto ao local do parto, se em casa ou no hospital, já que vai além disso. A mulher em qualquer circunstância, porém mais ainda na hora do parto, deverá sempre ser tratada com a devida consideração, respeito e carinho.
Ontem, dia 11/4/14, aconteceu em Salvador (e em todo o Brasil) uma manifestação pela humanização do parto. O grupo de pessoas ali presentes não foi muito grande (não pude ir, infelizmente), mas foi o suficiente para que rendesse uma reportagem do jornal A Tarde, que é o de maior circulação no norte/nordeste do país, coisa bastante significativa.

Quem já se deu conta de que a objetivação da pessoa, que o tratar a pessoa como se fosse um objeto sem consciência, sem sentimentos, sem sensações, dores ou amores, é atitude que acaba por interferir negativamente nos resultados dos tratamentos (para dizer o mínimo) deve estar atento para estes eventos, participar da mobilização e mesmo fomenta-los.

Fico triste por não ter ido, mas aproveito este meio de comunicação para divulga-lo e assim dar minha contribuição.

Vamos todos cuidar de quem nos cuida.

2 comentários:

  1. Dr. Áureo acho que as pessoas que maltratam as grávidas nasceram de chocadeira pois uma situação como essa é de doer. Não imaginava tamanho desamor. Que Deus nos proteja. Obrigada pela sua sensibilidade. Lídia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Lídia. Importante é trazermos a consciência, para poder mudar.
      bjs

      Excluir