domingo, 9 de novembro de 2014

HOJE

Hoje fui a um lugar aqui no Vale do Capão chamado Riachinho de Lençóis. Tem um poço de águas escuras e frias que contrabalançam esta seca de tantos anos que faz o mundo sofrer. Deitei-me e deleitei-me com o frescor das águas boiando nelas como se o universo me tivesse (e tem) na palma da mão.

Depois sair a caminhar e observei a delicada fímbria dourada das folhas, rústicas flores visitadas por ágeis abelhas, pássaros rápidos disputando a velocidade com o vento. Vi uma flor idêntica à quaresmeira em suas magentas e violáceas presenças, só que bem pequenas; havia uma orquídea que não poderia existir. Tão pequena e tão detalhada. Impossível passível de ser visto pelos meus olhos embevecidos; deixei-me estar entre as flores, o sol, e o áspero mato dos gerais. Depois voltei ao rio, à água e senti a exaltação da beleza das rochas brancas rebrilhando ao sol sob a água. Uma luz inapelavelmente impassível à passagem rápida da água célere e do tempo se dilatando à minha atenção.

Sei que não sei. Sei que é tudo muito grande e grandioso. Sei que uma quase imperceptível orquídea esquecida no meio do áspero matagal é um monumento a minha ignorância tão bem vinda e à minha competência em reconhecer o irreconhecível em cada coisa, e o inominável em cada denominação.
Depois voltei pra casa e comi pizza com alface.


Recebam um abraço deleitoso de Aureo Augusto.

3 comentários:

  1. Êta vida boa.! "Benza Deus"! Ê Dr. Áureo, quer ir "simbora" pra São Paulo?rs rs rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tu qué, trem, ir pra São Paulo?
      Mas eu estava em um taxi lá na cidadona e ele me disse que já tinha tentado morar no campo, mas não aguentou. Cada um na sua, não é?

      Excluir
  2. Dr. Áureo , minha mãe sempre dizia que nunca devíamos dizer:"dessa água não beberei" mas se eu sempre tiver o poder de escolha eu vou preferir o interior. O que mais me incomoda das grandes cidades são as distâncias e o trânsito infernal. Aqui a Estrada do Feijão BA 052, onde moro, é só minha. Fico imaginando a Paralela, que eu pegava todo dia e muitas vezes de buzu. Tô é feliz na minha roça. Aqui em Irecê e região chove. Chuvinha boa.

    ResponderExcluir