sábado, 13 de fevereiro de 2016

VIDA!

Hoje, 12/2/16, na reunião de equipe, entre outras coisas, conversamos, não sei como nem porquê esse assunto entrou, sobre a morte. Alguns diziam que tem gente que simplesmente desliga, mas Ni, que é agente comunitária de saúde, afirmou que nunca viu ninguém morrer numa boa, sempre tem sofrimento, careta, como ela disse.

A morte é uma ocorrência frequente nos serviços de saúde, e, nos lugares pequenos como o Vale do Capão, temos uma proximidade, uma intimidade uns com os outros que torna a morte um algo que toca em todos. O nosso povoado está crescendo e há sinais de diluição dessa intimidade, porém, mesmo assim ainda nos sentimos pertinentes à “família” que somos.
E sempre que o assunto bordeja o fim da vida, me lembro de Montaigne, que nos seus Ensaios trata do assunto algumas vezes. Ele nos diz que a vida em muito é uma preparação para a morte e que aqueles que viveram bem, morrem bem. E não é que tenho notado isso aqui na restrita vizinhança que tenho!

As pessoas que viveram com algum grau de plenitude e autonomia tendem a morrer com tranquilidade. Como se já tivessem cumprido o que tinham que viver e fazer, como tal, sentem-se propensos ao descanso razoável.
Mais ainda: Noto que tem mais medo de morrer quem menos gosta de viver, ou, dito melhor, quem menos degusta o viver. Sei que a vida tem momentos difíceis. Sei também que a vida de quem vive em lugares conflituosos há de ser atroz. Ou de quem passa fome.

Sim, a morte há que depender da vida...
Então o texto encalhou na máquina enquanto a noite chegou e hoje, 13 de fevereiro, sento-me no parapeito da janela enquanto espero um cliente para atender. A quantidade de pássaros é absurda. Parece um congresso de aves! Corrupiões fazendo ninho na minha varanda, sábias sabiás, bem-te-vis (nada vis, deliciosamente belos), garrinchas de canelas secas, aranquãs, bandeirinhas, sofrês, andorinhas (até andorinhas e acho que não é época) e uma turma que não conheço... tantos pássaros em tão grande número e animação, gritando Vida com tonalidades múltiplas.

Confesso que não sei bem o significado disso tudo, se é que há. Há, no entanto, um sentimento sentido de que há uma pertinência que me traduz em mim mesmo o que o mundo me traz.

Recebam um beijo no coração de Aureo Augusto.


3 comentários:

  1. Lindo texto Dr. Áureo. Talvez as pessoas infelizes se apeguem à vida porque sentem a necessidade da felicidade em suas vidas e não acham o caminho daí ficam mais infelizes e por aí vai.Ah! A felicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Lídia.
      É como se quisessem se dar uma nova chance, que não aproveitam...

      Excluir
  2. Lindo texto Dr. Áureo. Talvez as pessoas infelizes se apeguem à vida porque sentem a necessidade da felicidade em suas vidas e não acham o caminho daí ficam mais infelizes e por aí vai.Ah! A felicidade.

    ResponderExcluir