terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CONSULTAS NO CAPÃO bom e ruim


Saí feliz da consulta porque a criança estava muito bem. Há 10 dias a pele estava uma coisa horrível, inchada, vermelha, descamando, coçando e ardendo. Com 3 meses de vida já sofria muito além da medida de um adulto. A combinação de orientação alimentar (a mãe não amamentara), alopatia e neo-hipocratismo (o que será isso?) lhe devolveu uma pele limpa e linda, exceto nos pulsos (por que aí?) e por isso sugeri que continuasse os tratamentos por mais um pouco. A mãe sorria e se regozijava de ver seu pequeno sem choro. Mas o mundo tem às vezes (ou sempre) um quê de pêndulo.

Passou o tempo um pouco e Wanessa, a agente administrativa do posto, veio me pedir ajuda. Uma jovem estrangeira muito bonita, porém com modos impertinentes e arrogantes, acompanhada de um rapaz alto e musculoso exigia consulta, mesmo sendo avisada que uma unidade de saúde da família estava voltada para o atendimento das famílias residentes, além do fato óbvio que o SUS é universalmente dedicado aos brasileiros e apesar de ser uma coisa maravilhosa, ainda não conseguiu cuidar da nossa gente conforme se propõe, imagine se tiver que cuidar dos estrangeiros que aqui aportam a visitar. Disse-lhe que atendíamos, claro, qualquer urgência etc. mesmo sabendo que para entrar na Europa nós, brasileiros, temos que provar ter seguro saúde, recursos para manter-se e naturalmente os estrangeiros que nos vêm visitar deveriam também ter condições de pagar uma consulta e comprar seus remédios. Mas ela não queria acordo. Wanessa estava nesta conversa quando cheguei, mas ela apenas me falou que queria tirar uns pontos de uma sutura que sofreu após um acidente em Itacaré. Nenhum problema, eu tiro. Tivesse a francesa explicado a Wanessa, ela teria me chamado para cuidar disso. Mas ela queria mais, queria que eu fosse a casa onde estava hospedado um seu amigo também estrangeiro que estava doente. A conversa desandou. A questão é que ela tem um entendimento da vida completamente diferente do meu. Para mim quando você toma uma decisão livre, também se responsabiliza por arcar com todas as conseqüências de tal decisão. Ela não entendia que tanto ela quanto seu amigo haviam tomado a decisão de viajar pelo mundo sem dinheiro, livres de compromissos, de impostos, de responsabilidades sociais (por exemplo); vivendo marginalmente sem querer participar de uma sociedade que eles consideram (com alguma razão) podre, mas, paradoxalmente, ávidos das benesses e da proteção desta mesma sociedade.

Muitos jovens aqui aportam sequiosos de vivenciar a vida natural de prazeres que imaginam encontrar no Vale do Capão. Querem liberdade total, com franca irresponsabilidade. Querem, romanticamente, a impossibilidade, e vivem buscando um pai, pensando que querem um mundo novo. Deve ser por isso que a tuberculose, doença dos românticos, está voltando a agitar as estatísticas. Ontem ouvi uma mulher (sim, porque não era mais uma adolescente) em altos brados, no telefone público do posto exigindo que os pais lhe mandassem dinheiro. O que foi feito dos sonhos de um mundo novo de paz e amor? Tornou-se em grande medida, farra e indolência. Qual é o problema de farra? Nenhum. Qual é o problema da indolência se for uma coisa própria sem envolver os demais? Porém ser parte da humanidade em plenitude implica afastar-se do modo piolho de ser. Os piolhos incomodam porque sugam o sangue e dificultam o sono. Nós os seres humanos somos livres, somos a amplidão, somos o sopro divino, a luz plena. Mas não somos apenas isso: Existimos no mundo e isso é como um pêndulo!

Tudo piorou quando o rapaz se meteu e eu, procurando acalmá-lo, referi-me a ele na velha gíria de meus tempos de jovem, “bicho”. Pensei que ainda hoje se usava, aliás, tenho usado com muitas pessoas sem problema, mas ele se irritou muito e disse que ele não era bicho e me perguntou se eu era médico de gente ou veterinário. E se aproximou ameaçadoramente exibindo os grandes peitorais muito desenvolvidos. Quem me conhece sabe que minha “portentosa” musculatura não dá para muita coisa. Também é do conhecimento de todos que não sou o cara mais corajoso do mundo. Mas não recuei um passo, por um motivo muito simples: Sei que para o covarde às vezes é melhor aparentar coragem em dado momento de uma situação do que deixar que a situação piore. Encarei-o e continuei dizendo o que pensava dele, dela, do amigo. Ele recuou. Ufa!

Voltei-me para ela e disse que aguardasse um pouco para retirar os pontos. Ela se sentou e fui verificar a pressão de uma jovem mãe que precisava de atendimento. Quando terminei notei que o sujeito estava sem camisa, e é proibido permanecer no posto com o torso nu. Confesso que hesitei em falar porque não me causa agrado futucar o cão (ou é o leão?) com vara curta. Mas aproximei-me e lhe perguntei o nome. Ele respondeu e chamando-o pelo seu apodo lhe instei a vestir a camisa. Ele optou por retirar-se. Atendi à mulher e depois tirei os pontos da jovem. Fiquei feliz quando ela se foi, porém não tanto quanto estava no início deste texto.

Recebam um abraço pendular de Aureo Augusto.

6 comentários:

  1. Caro, doutor.

    Com jeitinho, você deveria ter enviado esses aí para Salvador, de preferência para algum posto de (des) Saúde daqui.

    São tantossss e eles iriam baixar o cabo.

    Fico retada com este país o qual habito. Para nós, a lenha, o chicote. Para os estranhos, tudo. Até o Capão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Poxa! devia ter pensado nisso antes! É interessante pq alguns europeus e norte-americanos continuam nos tratando como se continuássemos sendo suas colônias.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Isso. Temos que nos impor. Essa turma chega aqui, como chegaram há mais de 500 anos, nos tratando como eles estão habituados a tratar os quem eles acham inferiores, na escala deles. Não atingindo a todos mas é o que vemos. Aí nos curvamos, tratamos bem, colocamos no colo e ainda corremos a aprender rapidinho a língua deles para que eles não tenham a menor dificuldade aqui.

    Semana passada fui com marido a Itacaré. Optamos por uma pousada bem charmosinha, cujo dono é um holandês que se casou com uma nativa daqui. Pois bem. Lá na pousada só servem o café da manha e mais nada. Mas todas as tardinhas, eu fazia o gringo-viking (ele é imensooooo) fazer um encorpado café e me servir....hehehehe....E nessa, passei a conversar com ele e vi que é apaixonado pelo nosso país e já se sente brasileiro. Até fala oxente e vixe maria.....hehehehe.

    Mas o Capão tá cheio né? Eu sou meio índia Apache. Não gosto de invasões.

    Abraços

    Ju

    ResponderExcluir
  4. Como vc disse, tem gente boa entre eles, embora existam hábitos arraigados colonialistas.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Dr., quero morar na zona rural do Capão e mudar de vida. Paga-se bem para ser segurança lá do posto? Até mesmo porteiro, quem sabe... Me cocei lendo o ocorrido.

    Red´s Brother.

    ResponderExcluir
  6. Caro Dr. Áureo,

    Tomei a liberdade de copiar esse post e enviar para amigos. Estou aqui no Capão por um mês e gostei muito do seu blog. Espero conhecê-lo pessoalmente depois que eu construir a minha casa por aqui. Uma amiga, Salete Silva, me diz que nós devemos ter nos conhecido durante a greve da UFBA em 76. Eu realmente não lembro, mas certamente conheço sua reputação há muitos anos. Muita paz. Cordialmente, Eulina Lordelo

    ResponderExcluir