terça-feira, 17 de maio de 2016

ESSA MERDA DE SUS!

“Essa merda de SUS!”. Foi com essa frase dura que um turista se referiu ao Sistema Único de Saúde quando veio ao posto. No entanto, aqui, nesse lugar tão ruim em seu julgamento, ele foi recebido com o devido respeito e cuidado. Embora estivéssemos em um posto de saúde da família, que se dedica ao cuidado da comunidade, das famílias que compõe esse pequeno universo retido entre as montanhas e o céu estrelado nas noites feitas de grilos e corujas, pois bem, em que pesem os insultos, foi atendido por mim, medicado e saiu bem.
Ele nem se deu conta que a Unidade de Saúde da Família de Caeté-Açu, é parte do SUS.
Muita gente detesta o SUS, apenas porque não precisa dele, ou não conhece. Ou, e isso é muito sério, não conhece o povo brasileiro que não vive nos condomínios cercados de muros e arame farpado, protegidos por seguranças (que moram em lugares desprotegidos).

O povo do Vale do Capão, espera para ser atendido. Mas é atendido, de regra, no mesmo turno em que procura o serviço. Dirão vocês que isso aqui é uma ilha fora do mundo. Não é não. Em Baixão Velho, povoado em Seabra, bem distante da sede ocorre o mesmo. Assim também em Água de Rega, outro povoado, desta vez em Iraquara. Ali também as pessoas são atendidas sem esperas absurdas. Na mesma Iraquara, temos Iraporanga, cujo posto é lindo, com jardim interno e horto de plantas medicinais...
Destes postos, alguns têm medicações, outros não, o equipamento nem sempre está em bom estado, e os funcionários não estão satisfeitos com seus proventos. Mas cumprem seu papel. O que seria da gente vizinha a estes postos sem o SUS?

Um vizinho meu teve um câncer no joelho esquerdo. Foi o SUS quem garantiu cirurgia e prótese. Esse rapaz jamais teria condições de se recuperar sem o SUS. Uma senhora da Lagoa (bem perto do povoado onde vivo) acaba de ser submetida a uma histerectomia que lhe salvou a vida. O SUS lhe salvou a vida. Um homem que desprezou a Agente Comunitária de Saúde que foi cadastra-lo em sua residência, porque não precisava do SUS, veio ao posto, pois carecia de uma cirurgia e os recursos de que dispunha não eram suficientes. Fará a cirurgia, e se bem o conheço depois da alta irá se queixar com os amigos dos defeitos que encontrará em sua internação e provavelmente esquecerá que dos males que possa ter sofrido nenhum deles superará o bem que receberá. Tomara ele mude e veja que o problema não é o SUS.
O SUS é solução. Mas esta solução maravilhosa carece de aperfeiçoamento, precisa de melhoras, de mais recursos. Escutemos a queixa dos usuários!
Penso que poderíamos diminuir salários, verbas de gabinete, jetons e tantas outras benesses que os deputados e senadores auferem e empregar tudo isso para, no âmbito do SUS, fomentar, incentivar, propagandear o autocuidado, mudanças de hábitos alimentares, atividade física etc. Ah! Se isso acontecesse teríamos menos hospitais, pois não haveria tanta necessidade de filas. Menos doentes, menos doença, mais alegria e saúde.

Porém em um ambiente onde a publicidade praticamente nos impõe beber e comer o que há de pior e onde esquecemos a atenção básica fixando-nos na propaganda que a inauguração de um hospital possibilita, o SUS terá sérias dificuldades.  Em um país onde a politicagem mesquinha é mais importante que as pessoas, o SUS continuará sendo o bode expiatório atrás do qual se esconderão os ignorantes, os negligentes, os políticos e empresários ricos em má fé.


Recebam um abraço SUSico de Aureo Augusto

4 comentários:

  1. Muito oportuno seu texto, Áureo, no momento em que o ministro da saúde do governo provisório de Temer, está ameaçando acabar o SUS, querendo abraçar a sanha ao grande capital que sempre jogou contra o povo e não está nem aí com os agentes comunitários e toda a equipe que dá suporte ao Sistema Único de Saúde. Como vc bem disse, o que o governo precisa é sair da politicagem mesquinharia e acolher uma política decente que incentive qualidade de vida de modo holistico! Testemunhos como o seu são essenciais nesse contexto insano que vivemos. Veio em muito boa hora e deveria ser postado na grande imprensa para o mundo ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato querida, tomara possamos (gnt como eu e você) contribuir para que certos interesses (escusos) não sobrepujem o bom senso e o senso de dever.

      Excluir
  2. Muito bom querido! A generalização da desqualificação é uma mal hábito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inda bem que existe gnt como tu e ttos outros, que infelizmente não têm o poder político nas mãos, mas que (quiçá por isso não têm o poder político) olham com o coração esse mundo nem sempre justo.

      Excluir