terça-feira, 4 de agosto de 2009

OVOS DE PRESENTE

Dizia outro dia que nem sempre as pessoas entendem porque gosto tanto do povo daqui. Devo dizer que este gostar foi imediato a minha chegada. O lugar e sua gente tocaram o meu coração logo que meus sentidos foram impressionados pelo lugar. Ademais a amizade se foi fortalecendo com as dificuldades. Naqueles tempos o Vale do Capão não despertava o interesse como hoje. Aqui as dificuldades eram inacreditáveis. Chovia espantosamente, não tínhamos água encanada, luz elétrica, a prefeitura de Palmeiras era distante, muito distante. Tantas vezes tive que costurar pessoas usando lanternas ou fifós. Contávamos uns com os outros e isto fortalecia os laços. Mas também contou a bondade e a hospitalidade do povo. E hoje, continua sendo assim, tanto é que vocês não têm idéia da quantidade de ovos que ganhei. O povo sabe que não como nenhum tipo de carne, mas consumo ovos de galinhas de quintal. Isso não significa que coma ovos todos os dias ou que seja particularmente apaixonado por este produto (delicioso) até porque sei que um ovo contém 213mg de colesterol o que é muito. A ingestão diária de colesterol não deve passar 300mg. Se considerarmos que para 70% das pessoas o colesterol alimentar não causa grande impacto e estas podem comer um ovo por dia (se nas refeições não utiliza outras fontes ricas em colesterol) eu poderia me esbaldar. Porém 30% da população é mais sensível, e deve ser mais cautelosa (será que estou entre elas?). A realidade é que, embora o colesterol seja muito útil ao organismo, não devemos brincar com o seu excesso. Creio que todo mundo sabe disso. Talvez hoje em dia só come muitos ovos de uma vez as pessoas que querem não ver ou que não querem ver os riscos! Age do mesmo modo quem come gorduras saturadas demais, quem não lê os rótulos dos produtos que consome pra ver se ali tem os termos: gordura saturada, gordura vegetal hidrogenada e gordura trans que não são coisa boa. Devemos correr destas coisas, muito mais do que dos ovos, que tem seus defeitos, mas suas qualidades, como proteínas de alto valor biológico e vitamina B12, entre outras coisas. Ainda mais quando os vizinhos trazem-nos embalados de carinho e esperam no recipiente de seus olhos o sorriso grato. Eles olham para mim e esperam ver em mim a criança que sou quando recebe um presente. E não falho. Rio de alegria e faço escândalo atraindo a atenção de quem passa, pois meu coração fica alegre, com o presente e seu valor, mas mais ainda com aquilo que poderia chamar de valor agregado se fosse um economista. Aqui o valor agregado é o amor. Vocês precisam ver o carinho de Jaci e sua alegria quando me entrega o regalo, Vina também, ou Gilsinho – embora este goste de me dar mais bananas (e aproveita para me chamar carinhosamente de macaco) – ou Dinha, Ditinha. Pérolas, jóias preciosas, luz clara, diamantes escondidos nas serras... É isso. Quando as almas se encontram: Estrelas e luz.
Desculpem, deixei-me levar pelo olhar dessa gente e quase esqueço de dizer que convém levar em consideração que havendo ruptura da gema ocorre oxidação (que é a combinação com o oxigênio) do LDL colesterol ali presente o qual se torna mais nocivo. Quando preparamos ovo cozido devemos cuidar para que não fique por tempo demais no fogo, pois o calor por muito tempo também desnatura o colesterol. Assim devemos preferir ovo cozido ao ovo frito (aqui a temperatura é muito maior do que no cozimento em água) e, no cozimento, não exceder o tempo. Também registro que o colesterol no ovo é encontrado apenas na gema. A clara não contém esta substância. Agora, tenho um problema (e, por favor, não digam ao povo do Capão): o que vou fazer com tantos ovos?
Recebam o meu abraço, Aureo Augusto.

4 comentários:

  1. Muito divertido. Eu poderia pedir para me enviar os ovos excedentes mas..........estou com restrição devido a um aumento do LDL.

    Lá nomeu vilarejo tb sou agraciada com estes presentes da natureza. Bananas, aimpim, jacas, tainhas, siris, ovos de quintal....enfim. O resultado foi este aumento de peso. *risos*

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Cara Jussiara,
    Parece que aqui no Planeta Terra tudo tem duas faces, daí até os presentes podem, por exemplo, aumentar o peso. Como eu sou "magro de ruim" fico aqui comendo mto.
    Um abração,
    Aureo Augusto

    ResponderExcluir
  3. "Quando as almas se encontram: Estrelas e luz."
    Os seres não foram feitos se não para a festa que é o encontro.
    Augusto, conhece Hélio Pellegrino ?
    Força, e grande abraço,
    Lucas Elian.

    ResponderExcluir
  4. Gente que maravilha de texto,delicioso.
    Saudades da minha terra e estou matando com vcs todos.Embora esteja pertinho em Aracaju.Beijos
    Helena Bittencourt

    ResponderExcluir