quarta-feira, 19 de março de 2014

UMA MOSTRA DE SAÚDE!

Cheguei em casa! É uma delícia chegar em casa. As montanhas, brilhando sob a luz morna da tarde, a lama na estrada e a cor verde profundo das folhas me disseram que houve chuva e chuva é sempre uma alegria (sei que não é assim em todos os lugares, mas o Vale do Capão – onde chove bastante – tem bom escoamento).

Estava na IV Mostra de Atenção Básica, em Brasília. Pense um evento maravilhoso!

As milhares de pessoas ali presentes (tinha mais gente do que todo o município de Palmeiras, onde está o Vale do Capão) estavam quase todas muito a fim de partilhar estratégias, conhecimentos, atividades, experiências, vivências com o intuito de fortalecer o SUS, e fazer com que ele fique mais legal. Foi inspirador encontrar tantas pessoas superando dificuldades tremendas para contribuir com a saúde dos demais. Emocionante. Aprendi a rodo, tomei apontamentos e mais apontamentos, descobri tanta coisa boa que, embora já esteja de férias não resisto e vou à reunião de equipe na sexta-feira para apresentar aos demais que sei ficarão felizes. O nosso posto apresentou 7 trabalhos os quais foram aprovados para mostrar, mas infelizmente, por diversas razões nem todos puderam ir, o que foi uma grande pena. Cumpre então que os que foram digam o que viram. Sei que no serviço público tem um bando de gente que só está ali para esperar a aposentadoria. Pessoas que cumprem horário a contragosto e no final de semana se esbaldam. Trata-se de um erro terrível, pois é ali, no trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo e é ali aonde temos inúmeras oportunidades de realização e de alegria – com o produto do suor, relacionamento com os colegas etc. Seja como for, muitos perdem, literalmente, seu tempo vendo o tempo passar na espera de um dia dali sair, como moradores de penitenciárias sem grades.

Mas além destes funcionários penitenciários temos milhares e milhares de pessoas dedicadas, com os olhos brilhando, superando dificuldades e gozando alegremente dos frutos de suas atividades, mesmo quando estes são parcos. A humanidade é uma coisa linda! Estas pessoas tornam-nos lindos.


Recebam um abração maravilhado de Aureo Augusto

4 comentários:

  1. Muito bom retornar a casa e observar coisas boas.
    Melhor ainda quando voltamos de eventos produtivos.
    É gratificante, sobretudo, observarmos um esforço geral em procurar melhorias, e não vermos
    apenas aqueles que procuram se sobressair ou acrescentar mais um item no currículo.
    Acredito no futuro das instituições que têm componentes interessados em melhorar
    o atendimento ao público.
    Quanto aos funcionários-penitenciários, estes já estão cumprindo suas penas.
    Pena que nos enredem nelas.
    Abraço auspicioso.

    ResponderExcluir
  2. Legal Tesco, e realmente naquele evento era mto bonito ver a turma se esforçando para fazer melhor.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu tenho uma enorme vontade de passar um tempo no Vale do Capão, mas preciso de mais informações acerca do custo de vida por aí...
    Pretendo ficar mais ou menos cinco meses, dependendo de como as coisas fluírem... procurei informações por toda parte na internet e não encontro. É provável que eu vá visitar no feriado da Páscoa.
    Sobre emprego e aluguel, você pode me dizer se é muito difícil? Desculpa abordar um assunto contrário ao seu post, quero informações sobre como as coisas funcionam por aí!
    Se puder responder, me envia um e-mail para amandabrito_1995@hotmail.com
    Seria grande ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o assunto não é contrário ao meu blog, sendo, contudo um tto inusitado. Gosto do inusitado.
      O Vale do Capão tem sido bastante procurado, portanto, as coisas aqui são um pouco mais caras do que em outros povoados pequenos. Penso que deveria vir passear e procurar. De imediato aconselho-a a observar. No entanto fica difícil para mim dizer qualquer coisa pq não sei nada de você. Quais os recursos que dispõe? Faz o que da vida? É bonita? hehehe - esta última pergunta é mais ou menos o mesmo padrão inusitado da sua dentro do meu blog (rs).

      Excluir