sábado, 24 de outubro de 2009

II ENCONTRO DE PSF - O DIA SEGUINTE

Foi um pique! Nem tive condições de colocar, como de hábito, o texto de Medicina Oculta no Cotidiano das sextas-feiras. Mas o resultado compensou! Acabamos o II Encontro de Profissionais de PSF do Vale do Capão. Aprendemos uma tonelada de coisas. Agora será o tempo de assimilação das novidades e incorporação destas ao cotidiano do posto. A cabeça está a mil! A equipe do posto vibrou com cada palestra. É muito legal participar de uma equipe onde do coordenador (que é o enfermeiro) a auxiliar de serviços gerais trocam olhares significativos quando escutam o palestrante lançar novas que representam desafios. Muito legal!
Para os outros grupos presentes também foi um evento significativo, pois todos mostraram interesse e alegria com o aprendido.
A turma da Escola Técnica de Saúde da Bahia, o pessoal da DIRES 27, os profissionais da SESAB e do Ministério da Saúde que vieram palestrar todos mostraram disposição, vontade, vinculação a causa da saúde pública. Além disso, competência. Outros palestrantes foram profissionais da área da saúde que toparam vir aqui falar sem receber nada, gastando do próprio bolso seu transporte e nos brindaram com seus conhecimentos. Somos muito gratos.
Já estou antegozando a reunião da equipe do posto. Toda quinta-feira nos reunimos por uma hora. Esta próxima reunião vai estar desfalcada porque o enfermeiro e as ACS (Agentes Comunitárias de Saúde) estarão em um curso de formação permanente, mas quem fica estará bem excitado com as novas. Não apenas os conhecimentos técnicos, mas também com o que descobrimos de programas governamentais dos quais podemos participar. Vai ser uma onda!
Chovem a noite toda. Agora o vale sorri brilhante lavadinho sob uma garoa singela que canta no telhado. Estou gripado, com a coluna doendo, uma tosse danada e, feliz.
Um beijão,
Aureo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário