sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MEDICINA OCULTA NO COTIDIANO 10

ERRO ACERTADO.
Você já se viu em uma situação onde sabe do que se passa, mas sabe que qualquer ato resultará em problemas? Uma vez eu estava no mar em meio às ondas. Fui apanhado enquanto mergulhava e jogado contra as pedras tratei de me esquivar e consegui, porém saí com um corte no pé. Enquanto o mar me jogava de um lado para outro eu ia desviando das pancadas, mas, como era muita a agitação das águas, de quando em quando não conseguia me desviar e recebia um golpe; como a situação não oferecia maiores perigos, eu era jovem e em certa medida aventureiro, foi até divertido. Mas o corte no pé me fez sair da brincadeira. A mesma coisa na estrada aqui do Capão. Tem momentos em que paro o carro e olho a buraqueira sem saber para onde ir. E para onde quer que vá o resultado é cair em algum buraco. A vida de quando em quando faz isso conosco.
Isso não quer dizer que na vida existam armadilhas preparadas tão habilmente que não há como escapar. O significado disso, é que nós mesmos construímos as situações de tal maneira que chega um momento em que o que quer que façamos irá resultar em algum corte no pé, ou tropeço em algum buraco. Nunca somos meras vítimas das circunstâncias. Se assim percebemos, o buraco é o guia para o carro encontrar a estrada mais leve, o corte no pé é o momento em que refletimos cuidadosamente sobre todas as atitudes que tomamos e que levaram àquela situação específica. O erro nos ajuda a acertar. Porém se não percebemos a nossa participação criativa no processo, nos encontraremos de novo em um momento idêntico.
O passado é imutável. Mesmo que agora você perceba os inúmeros pequenos ou grandes erros que você cometeu, o encadeamento das coisas resultará em um constrangimento atual ou futuro. A percepção poderá contribuir para que a situação fique mais aliviada, mas não o liberará completamente. Este mundo é concreto. Uma vez que a matéria se move, ela seguirá. Essa é a beleza da matéria.
Por isso, na tempestade, só nos resta, uma vez conhecida em parte ou no todo, a seqüência de atitudes que levaram a estar ali, sob a borrasca, só nos resta, dizia, agir conforme aquilo que temos por correto e, esperar.
Aureo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário